Açorda de bacalhau à alentejana com amêijoas, um clássico reinventado

Receita de Açorda de bacalhau à alentejana com ameijoas. Prepara-se em menos de uma hora

Açorda de bacalhau à alentejana com amêijoas, um clássico reinventado

Receita de Açorda de bacalhau à alentejana com ameijoas:
Ingredientes: 400 g de bacalhau demolhado, 1 l de água, 800 g de pão alentejano, 6 dentes de alho, 1 molho de coentros, 100 ml de azeite, 4 ovos, 500 g de amêijoas , sal e pimenta q.b.

Modo de Preparação:
1- Coza o bacalhau numa panela com a água, durante 15 minutos. Retire o bacalhau da panela, reservando a água. Corte o pão em fatias e coloque-as em pratos fundos. Junte num almofariz dois dentes de alho, um terço dos coentros, 50 ml do azeite e sal; esmague. Junte esta mistura e a água da cozedura ao pão. Coloque o bacalhau no centro do prato.
2- Numa panela com água a ferver, verta os ovos com cuidado e deixe-os escalfar durante cinco minutos; retire-os com uma escumadeira para uma tigela com água fria. Leve uma frigideira ao lume com o restante azeite e alho picado.
3- Junte as amêijoas e salteie até que abram. Junte metade dos restantes coentros picados e retire do lume. Coloque os ovos sobre o bacalhau e as amêijoas em volta, polvilhe com os restantes coentros picados e sirva.
Tome nota: Esta açorda é uma sopa típica do Alentejo. Tem na sua base alho, azeite, água, pão fatiado e coentros e, neste caso, bacalhau. Difere da açorda de outras zonas do país em que adquire uma consistência mais próxima das migas com o pão partido em pedaços.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS