A Processar por Catarina Rito – Escultura, moda e joalharia contemporânea: O talento de Valentim Quaresma

“The Magic World of Valentim Quaresma”, inaugura hoje, no Cupra City Garage.

Hoje falo de Valentim Quaresma, seguramente um talento do mundo da arte nacional, que tem patente desde o mês passado a exposição “Reload”, na Galeria Espaço Exibicionista (Lisboa) e, hoje, inaugura outra exposição, “The Magic World of Valentim Quaresma”, no Cupra City Garage (Lisboa). A primeira exposição é uma mostra do seu mais recente trabalho como artista plástico, e a segunda é uma viagem pelas suas coleções de moda, e como explica Valentim Quaresma, esta exposição é “para o público ter um contacto directo com o trabalho que tenho feito”. Muitos perguntarão, mas quem é o Valentim Quaresma? É um artista plástico que explora a escultura, a joalharia contemporânea, o figurino e o design de moda. Todos estes universos cruzam-se harmoniosamente através do olhar de quem se sente inquieto com o que o rodeia, ao longo de trinta e sete anos de carreira.

Conheço o seu trabalho há muitos anos, admiro o universo que o inspira, gosto da forma como olha para o mundo de hoje e para o mundo de ontem, como “casa” estas diferenças e como lhes dá alma através do manuseamento de materiais que por vezes consideramos rudes ou agressivos. A exposição “Reload” é “sobre um caos disfarçado de escolha, que emerge da dança silenciosa entre o destino e a vontade humana”, como frisa o autor que explora a dualidade humana num frenético jogo entre a fragilidade e a força. Valentim Quaresma demonstra como do caos tecnológico, da escolha entre o saber e a ignorância, na valorização da ordem social ao desencanto pela mesma, se encontra a perspectiva para criar elementos de beleza que fazem pensar os mais inquietos.

Esta exposição estará patente até dia 27 de Abril, na Galeria Espaço Exibicionista  (Rua D. Estefânia, 157C). A abertura de horizontes começa por conhecer o que por vezes não entendemos ou com o qual não nos identificamos, mas não nos encerramos num mundo alheio, porque nos devemos obrigar a alargar o espectro dos nossos receios, evitando medos e aprendendo a ultrapassar os nossos limites. E por isso é que visitar uma ou ambas as exposições deste artista acaba por nos enriquecer. A exposição “The Magic World of Valentim Quaresma”, patente até final de Abril, no Cupra City garage (Rua Áurea, 64, Lisboa) deve passar pelo itinerário de qualquer pessoa que gosta de explorar os seus limites.

 

Texto: Catarina Rito; Créditos: Galeria Espaço Exibicionista (Exposição Reload)

Notícia www.vip.pt

Impala Instagram


RELACIONADOS