6 dicas para dizer adeus às dores nas costas
Os números não enganam. 7 em cada 10 portugueses sofrem com dores de costas. O que faz com que seja fundamental ficar a par de dicas para acabar com o problema.
As dores nas costas são uma realidade para muitas pessoas. Sendo um problema que faz parte da vida de muito há mais tempo do que o desejado. Tudo isto faz com que não deva desvalorizar este problema. E que fique a dar daquilo que pode (e deve) fazer para que as dores passem a fazer parte do passado.
Leia depois
Alimento muito apreciado pelos portugueses associado a maior risco de cancro
Os números preocupam: as dores de costas afetam 7 em cada 10 portugueses e são já a segunda causa mais frequente de ida à urgência hospitalar. Além disso, representam mais de 50% das causas de incapacidade física. Estes dados são revelados num artigo da Men’s Health que dá algumas dicas sobre como evitar as dores de costas.
6 dicas para acabar com as dores de costas
1 – Não fique demasiado tempo sentado
Mesmo que o seu trabalho obrigue a passar várias horas sentado, procure fazer pequenas pausas para caminhar e fazer alguns alongamentos.
2 – Fortalecer músculos abdominais
Cerca de 75% das dores nas costas podem ser evitadas se fortalecer os músculos abdominais. O facto de ter uma fraca musculatura nesta zona do corpo faz com que os glúteos, a zona lombar e parte de trás das pernas tenham de trabalhar mais para manter a coluna estável.
3 – Beba um copo de leite
Vários estudos comprovam que a falta de vitamina D, presente no leite, pode triplicar o risco de osteoporose. Além disso, um estudo recente norte-americano indicou que 80% das pessoas que se queixam de dores lombares apresentam níveis reduzidas desta vitamina.
4 – Faça Acupuntura
A acupuntura contribui para o alívio da dor em 82% dos casos. E tem também uma eficácia de 72% nos casos de dor lombar ou ciática. Esta técnica da Medicina Tradicional Chinesa tem ótimos resultados em pacientes com artrite.
5 – Atente à posição em que dorme
Dorme de lado? Então aproxime as pernas do peito (posição fetal) e coloque uma almofada entre os joelhos. Já se preferir dormir de barriga para cima, coloque uma almofada debaixo dos joelhos para evitar ficar 8 horas com tensão lombar.
6 – Troque a cadeira por uma fitball
Utilize uma fitball em vez da cadeira durante 15-20 minutos todas as horas. Isto fará com que trabalhe a zona abdominal (para se manter estável), e irá também fortalecer toda a região lombar.
Junte-se a nós no Facebook
Fotos: Shutterstock
Siga a Impala no Instagram