“Verdadeiro rei” britânico é gay e diz que lhe negaram a coroa

É bem provável que nunca tenha ouvido falar de Franz von Bayern. Porém, a coroação de Carlos III poderia efetivamente nunca ter acontecido.

“Verdadeiro rei” britânico é gay e diz que lhe negaram a coroa

Hoje celebra-se a coroação do rei Carlos III. Porém, a história poderia ter sido bem diferente. O “verdadeiro rei” do Reino Unido é um duque de 89 anos, afastado do trono por uma decisão do Parlamento tomada há 300 anos. Franz Bonaventura Adalbert Maria Herzog von Bayern, duque da Baviera, poderia ter sido o sucessor das coroas britânica e irlandesa dos reis Stuart. Descendente direto da Casa de Stuart, teria direito ao trono sob a sucessão jacobita se não tivesse sido descartado pelo Ato de Liquidação, em 1701, que proibiu todos os católicos romanos de ascender ao trono.

Ler depois
Da amante à guerra com o filho, todas as polémicas de Carlos III

A potencial ascensão ao trono foi descartada não apenas pela lei, mas pelo próprio que não tem interesse em reivindicar o trono britânico. Enquanto o porta-voz do duque tenha considerado a situação de “hipotética”, numa história alternativa Franz teria sido coroado em 1996 após a morte do pai. A sucessão jacobita é a linha pela qual os jacobitas acreditavam que as coroas da Inglaterra, Escócia e Irlanda deveriam ter descido desde a deposição de Jaime II e VII em 1688 e a sua morte em 1701. Está em oposição à linha de sucessão ao trono britânico desde aquela época.

O interesse de Franz interesse no trono

Os descendentes de James Stuart, excluídos do trono devido ao seu catolicismo romano, continuaram a reivindicar o trono com uma série de pretendentes, nomeadamente Charles Edward Stuart, conhecido como Bonnie Prince Charlie. Com a morte de Henry Benedict Stuart em 1807, o último dos descendentes legítimos de James Stuart, a sucessão jacobita perdeu apoio e importância política. Mas se não fosse o Ato de Liquidação que impediu James II de subir ao trono, a linhagem teria levado Franz à cabeça da família real.

Em 2008, surgiram rumores sobre a revogação da lei e, se esta tivesse sido revogada, toda a “linha católica” teria sido restabelecida. “Franz torna-se o legítimo pretendente ao trono. Apenas trocaríamos uma família alemã por outra”, explicou o professor Daniel Szechi, em declarações ao The Telegraph. Apesar de todo o alarido, Franz, que vive com o companheiro, Thomas Greinwald, não tem qualquer interesse no trono. Em vez disso, a história viu os católicos romanos serem excluídos da linha de sucessão e Sofia de Hanover, neta de Jaime VI e I, ser nomeada herdeira presuntiva dos tronos de Inglaterra e da Escócia.

Junte-se a nós no Facebook

Foto: Reprodução Youtube

Impala Instagram


RELACIONADOS