viagens Corpus Christi celebrado com tapetes coloridos em Elche de la Sierra

Em Elche de la Sierra – na província de Albacete – o Corpus Christi é uma festa totalmente única, inédita e singular, onde as ruas se tornam obras de arte e telas coloridas.

Os Tapetes de Serradura de Elche de la Sierra são, para esta povoação de Castela-Mancha (Espanha, província de Albacete), o seu maior orgulho. Mostram o esforço, o empenho e o imenso entusiasmo que os seus vizinhos dedicam, ano após ano, ao embelezamento das ruas para as festividades do Corpus Christi, uma festa que nasceu em 1964 e que, desde então, tem conseguido unir miúdos e graúdos, locais e visitantes, num fabuloso trabalho coletivo.

Esta festa consegue que toda a povoação passe uma noite inteira acordada a fazer este trabalho maravilhoso e minucioso, esmerando-se em cada detalhe e criando telas de serradura de enorme beleza no chão das ruas da povoação.

Os tecelões de tapetes, de joelhos na rua com a humilde serradura nas mãos durante horas e horas, concentrados no seu trabalho, veem a manhã de Corpus Christi amanhecer envolta na alegria e no orgulho de quem consegue criar algo único e, ao mesmo tempo, efémero.

O Corpus Christi é celebrado em todo o mundo, e especialmente em Espanha, país de longa e enraizada tradição católica, embora haja regiões como a Andaluzia e Castela-Mancha onde é celebrado com especial devoção.

É sempre celebrada sessenta dias depois do Domingo de Páscoa. É principalmente o caso de Elche de la Sierra – na província de Albacete – onde o Corpus Christi é uma festa totalmente única, inédita e singular.

Em Elche de la Sierra, transcendendo a fé de cada um, absolutamente toda a gente da povoação sente o Corpus Christi e os seus tapetes de serradura como algo próprio, no mais profundo do seu coração.

Na véspera da festividade do Corpus Christi, toda a povoação é uma verdadeira festa e as ruas enchem-se de gente e de cores vibrantes: os que se ajoelham e se concentram na confeção dos tapetes, exibindo toda a sua técnica; e os que observam com curiosidade e admiração percorrendo as ruas, gratos pela hospitalidade do povo.

Ao amanhecer, o resultado: as ruas são obras de arte, telas coloridas. Tapetes multicolores de enorme beleza, à espera de serem pisados por Deus presente na Eucaristia e por toda a corte processional. Os habitantes de Elche de la Sierra estão felizes e orgulhosos. Pessoas de todas partes visitam-nos, e eles são os melhores anfitriões.

Em maio de 2014, o Corpus Christi de Elche de la Sierra foi reconhecido como Bem Imaterial de Interesse Cultural, e 2014 foi também o ano da sua declaração como festa de interesse turístico nacional pelo Ministério da Indústria, Energia e Turismo espanhol.

 

 

Impala Instagram


RELACIONADOS