Adeus a Tozé Martinho marcado pelas lágrimas: «Portugal fica mais pobre»
Tozé Martinho morreu este domingo, dia 16 de fevereiro, devido a uma paragem cardiorrespiratória. Família, amigos e colegas de profissão fizeram questão de se despedir do ator
O adeus Tozé Martinho na tarde desta segunda-feira, dia 17 de fevereiro, ficou marcada pelo dor e pelas lágrimas de quem mais o admirava. A família, os amigos e os colegas de profissão dirigiram-se à Igreja da Ressureição, em Cascais, para prestar uma última homenagem de ator. O ator morreu este domingo, dia 16 de fevereiro, no Hospital de Cascais, devido a uma paragem cardiorrespiratória. O ator, que se estreou na primeira telenovela portuguesa, Vila Faia, em 1982, tinha 72 anos. Para as 19h00 desta segunda-feira está marcada uma missa de corpo presente. O funeral, apesar de ainda não ter hora definida, irá acontecer terça-feira, no Cemitério Municipal da Guia.
Com a morte de Tozé Martinho, «Portugal fica mais pobre»
José Carlos Pereira recorda «um jantar na Madeira com muitas gargalhadas». Para o ator, Tozé Martinho «deixou-nos o legado que deixou, muitas novelas, muitas coisas bonitas escritas, muita saudade». «Nós éramos amigos há 30 anos, ficam as melhores memórias e sobretudo a maior admiração (…) Portugal fica mais pobre, seguramente», acrescenta Francisco Moita Flores.
Reportagem na Nova Gente esta quarta-feira
Ana Brito e Cunha enaltece o trabalho do ator no mundo da televisão e o respeito que sempre mostrou por todos os colegas. «Ele o Nico criaram isto. O espaço que eles desbravaram, fizeram uma indústria. O Tozé não substimava ninguém, havia um respeito enorme. Ele fazíamos sentir todos importantes.» «A minha estreia em novela foi na produtora do Tozé, mas essencialmente estou aqui pela pessoa que ele era. Era um cavalheiro», disse Paula Marcelo. Assista à reportagem no local e veja mais na nova edição da revista Nova Gente, quarta-feira nas bancas.
Tozé Martinho tinha 72 anos e deixa dois filhos. Estava a recuperar de uma cirurgia delicada, em novembro do ano passado, na sequência de uma aparatosa queda, que lhe provocou uma fratura do colo do fémur. Dois anos antes, tinha sofrido um Acidente Vascular Cerebral (AVC), do qual nunca recuperou a cem por cento. Segundo uma fonte da família, Tozé Martinho sentiu-se mal no decorrer do domingo. Foi transportado para o Hospital de Cascais, onde acabou por ser declarado o óbito.
Texto: Alexandra Ferreira com Mariana de Almeida; Fotos: Paula Alveno
LEIA MAIS
Meteorologia: Previsão do tempo para esta terça-feira, 18 de fevereiro
Siga a Impala no Instagram