Roberto Martínez Filhas e a mulher “adoram Portugal”, mas mudança teve momento difícil

Roberto Martínez, o selecionador nacional, esteve no alta definição, onde disse que acreditava que Portugal pode voltar a ser campeão europeu

O convidado desta semana de Daniel Oliveira, no seu programa de entrevistas, foi Roberto Martínez, o atual selecionador nacional, que substituiu Fernando Santos na liderança da equipa das Quinas.

O treinador espanhol esteve no Alta Definição, onde revelou o que foi mais difícil na sua mudança para Portugal. Casado com a escocesa Beth Thompson, desde 2009, Roberto Martínez tem duas filhas Luella, de dez anos, e Safiana, de quatro. A distância das mulheres da sua vida foi o que mais lhe custou.

“Esperar pela família, porque cheguei em Janeiro passado. Era importantre que estivesse sozinho, precisava de conhecer os jogadores, precisava de viajar muito, mas, para mim, ter a família em casa, é quando se converte em casa”, disse, explicando depois: “Na minha vida sempre tive a família e a missão, a missão é sempre o futebol e de janeiro até abril foi um periodo em que a minha família estava fora e, agora, estamos completos”.

“Ser pai mudou a sua vida?”, questionou Daniel Oliveira. Ao que o selecionador respondeu: “Mudou, totalmente. A prioridade mudou totalmente. Eu acho que o momento troca o objetivo final. Objetivo final, para mim, sempre foi ganhar. Quando ela nasceu o objetivo final era que ela pudesse ser feliz e, se pudermos ganhar melhor, mas ela ser feliz é a prioridade”.

“Todos os trabalhos têm um preço a pagar. O equilíbrio profissional e o tempo na família, todos temos o mesmo problema. O importante é que quando estamos na família, estejamos intensamente na família, que o pensamento não esteja no escritório”.

Ainda assim, Roberto garantiu que a família não podia estar mais feliz com a mudança para Portugal. “A minha esposa e as minhas filhas adoram Portugal, a vida em Portugal, a escola, o dia-a-dia é de muita felicidade. Para mim é muito mais fácil”.

Para o selecionador nacional, “o mais imporante na vida é o que as filhas mostram, como partilham como gostam de estar juntas, os sonhos”

Podemos voltar a ser campeões da Europa?

O treinador espanhol parece querer acabar com aquela coisa muito portuguesa do “jogo a jogo”. Para Roberto Martínez, podemos ser campeões da europa novamente.

“Podemos, o mais difícil é quando não temos a visão do que é que é ser campeão. Portugal é campeão da Europa. Temos a experiência, temos jogadores no balneário, na equipa técnica, que foram campeões e o compromisso e o talento que eu vi durante a fase de apuramento dá-me confiança. O talento é claramente de um nível mundial”.

O treinador disse ainda que foi bem recebido pelos portugueses, ainda que tenha a noção que não é fácil aceitar-se um treinador estrangeiro na seleção.

“Eu senti-me em casa na primeira semana. A relação com os adeptos foi muito muito boa, agora é maior. Acho que é difícil ter um treinador estrangeiro, de lingua estrangeira, acho que é normal”.

Texto: Tiago Miguel Simões; Fotos: Impala e Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS