Rita Baptista É ela quem dá vida a quartos de filhos de famosos
Já pintou os quartos dos filhos de Rita Pereira, Kelly Bailey e Lourenço Ortigão, Sara Salgado ou Tiago Carreira. À nossa revista, a arquiteta, decoradora e muralista, que tem parcerias com a loja infantil 100% Bebé e com a empresa de soluções decorativas Richimi Factory, explica de onde vem a sua paixão e quais os seus maiores projetos futuros.
A paixão pelo detalhe e pela decoração foi-lhe estimulada desde criança. A mãe foi a grande “culpada” e ainda hoje permanece como a sua maior inspiração. Falamos de Rita Baptista, que já decorou os quartos dos filhos de figuras públicas como Rita Pereira, Kelly Bailey e Lourenço Ortigão, Sara Salgado ou Tiago Carreira. Em exclusivo à NOVA GENTE, a arquiteta, decoradora e muralista fala do processo e dos projetos que tem para o futuro.
“Em pequenina, eu vivia num quarto que estava em constante mudança. A minha mãe estava sempre a trocar as coisas de sítio. Em adolescente, era eu quem estava sempre a pintar as paredes, a alterar, mas sempre com muito cuidado ao detalhe”, recorda, contando que, aos 36 anos, ainda hoje se deixa entusiasmar facilmente por cores, texturas e padrões. “Gosto de observar espaços que tenham cuidado com o detalhe, que vibrem cor, que nos convidem a entrar e a sentir através do toque”, prossegue.
Durante quase todo o seu percurso académico, Rita Baptista percebeu que tinha de aliar, de alguma maneira, a pintura à arquitetura e, principalmente, à decoração. O objetivo foi sempre permitir-se trabalhar os espaços na sua plenitude. E, depois de viver em Inglaterra e de ter trabalhado no mercado da decoração de luxo, acabou por nascer o projecto RITMA. “Começou na pandemia de covid-19. Estávamos em confinamento e eu pensei: ‘OK… Tenho aqui paredes vazias em casa’. Fiz um mural, que partilhei nas redes sociais passado uns meses, e tive um pedido. Depois tive outro. Depois, uma influencer viu e pediu-me um trabalho. Através dela, houve outras pessoas conhecidas que chegaram a mim”, lembra.
Sem nunca deixar os projetos de arquitetura e de decoração, até porque estas “áreas estão intimamente ligadas”, são os seus murais que mais chamam a atenção entre os famosos. E nenhum deles é igual ao outro. “Por norma, pedem-me aquilo que veem. Eu não gosto nada de pintar repetido e um nunca é igual a outro. Recuso-me fazer coisas iguais”, esclarece. “Pedem muito a selva, porque é aquilo que veem. Eu preciso de tempo para desenvolver projetos, para as pessoas verem que eu consigo fazer muito mais”, continua.
A experiência com Rita Pereira
Rita Pereira, por exemplo, recorreu aos seus serviços para dar vida ao quarto de Lowê, agora com seis meses. “Foi muito engraçado. A Rita disse-me o que gostava de ter, deu-me várias imagens de referência e eu dei-lhe a ideia de fazermos uns corais e umas rochas, tudo em grande escala, como se estivéssemos dentro dos corais. Ela gostava muito de ter uma tartaruga e também a colocámos lá. E umas estrelas do mar. Eu fiz o esboço a lápis, muito ao de leve, e não consegui estar pessoalmente com ela. Então enviei em vídeo, que perdeu qualidade. A Rita só me respondeu: ‘Não consegui ver nada, mas OK. Eu confio”. E avançámos assim”, assegura Rita Baptista.
Além dos espaços para crianças, a muralista e arquiteta projeta “intervir em espaços comerciais, como restaurantes, hotéis ou lojas, é algo que me entusiasma profundamente. São, na maioria das vezes, espaços de passagem, mas precisamente por isso têm um enorme potencial para provocar sensações e deixar memórias”, afirma. Trabalhar além-fronteiras é também um desejo. “Apesar de ainda querer fazer muito por cá, quero muito, este ano ainda, expandir um bocadinho além Portugal. Na verdade, já há dois trabalhos adjudicados, até noutro continente”, termina.
Fotos: Helena Morais
Siga a Impala no Instagram