O que fazer para aliviar os sintomas da menopausa?
Normalmente, a menopausa é a causa de alterações que trazem algum desconforto à mulher, por isso, deixamos-lhe algumas dicas do que fazer para aliviar os sintomas.
A menopausa define-se como a última menstruação, confirmada após 12 meses consecutivos de amenorreia (ausência de menstruação), sendo esta devida à paragem definitiva do funcionamento do ovário. A perimenopausa consiste no período de tempo em que se manifestam os primeiros sintomas e termina 12 meses após a última menstruação. Este período de transição tem duração variável de mulher para mulher, caracterizando-se por alterações no ciclo menstrual e por sintomas típicos. Normalmente essas alterações trazem algum desconforto para a mulher, por isso, deixamos-lhe algumas dicas do que fazer para aliviar os sintomas da menopausa.
Para ler depois
Lucas Briquez, diretor da escola Teia Multicultural, explica as melhores formas de ajudar os mais novos a superarem o bullying e traumas (… continue a ler aqui)
Quais os sintomas da menopausa?
Os sintomas da menopausa mais frequentes são menstruação irregular, ondas de calor, suores noturnos, insónia, alterações de humor, secura vaginal, diminuição do desejo sexual, incontinência urinária, memória fraca, pele seca e aumento de peso. Normalmente estes sintomas aparecem de forma gradual alguns meses antes da mulher entrar na menopausa, tal acontece devido aos níveis de estrógenos que vão diminuindo ao longo do tempo, provocando várias alterações no corpo da mulher.
Estes sintomas variam de intensidade de uma mulher para outra e, geralmente, surgem entre os 45 e 51 anos, mas também podem ocorrer antes ou após essa faixa de idade. Por isso, caso suspeite de menopausa, recomendamos que consulte um médico ginecologista para confirmar o diagnóstico. Caso confirmada a menopausa, o médico pode indicar um tratamento com terapia de reposição hormonal e mudanças no estilo de vida para aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida da mulher.
Como aliviar os sintomas da menopausa
Muitos sintomas associados à menopausa são temporários, mas existem algumas dicas que podem ajudar a aliviar, a reduzir ou prevenir seus efeitos.
– Suores: o suor pode tornar-se muito desconfortável durante a menopausa, nesse sentido recomendamos que vista várias camadas de roupas para que as possa ir tirando ou colocando à medida que as ondas de calor ou o suor noturno apareçam;
– Ondas de calor: tente identificar o que provoca as ondas de calor, pois para algumas mulheres, os gatilhos podem incluir bebidas quentes, cafeína, alimentos picantes, álcool, stress, clima quente e até mesmo uma sala quente;
– Insónia: evite bebidas que contenham cafeína, como café, chá preto ou chá verde, por exemplo, pois podem dificultar o sono ou causar insónia, especialmente se tomados à noite;
– Incontinência urinária: faça exercícios de Kegel diariamente, para fortalecer os músculos do assoalho pélvico e melhorar a incontinência urinária.
– Secura vaginal: use um lubrificante vaginal à base de água, indicado pelo médico, para ajudar a reduzir o desconforto da secura vaginal, principalmente durante a relação sexual que pode causar dor ou desconforto;
– Evitar fumar: o cigarro pode aumentar as ondas de calor e provocar a menopausa precoce.
– Alterações de humor: experimentar técnicas de relaxamento como meditação, ioga ou massagem, pois podem reduzir as alterações de humor, o stress e a ansiedade.
– Alterações de humor: praticar atividades físicas regularmente porque ajuda a liberar endorfinas que aumentam a sensação de bem-estar e prazer, o que pode ajudar a melhorar o humor ou a depressão.
– Aumento de peso: mantenha uma alimentação saudável e variada, privilegiando a fruta, os vegetais frescos, grãos e hidratos integrais.
Como a alimentação pode ajudar
Para além de todas as alterações corporais que uma mulher sofre durante a menopausa, o aumento de peso é bastante significativo. Para que o consiga controlar, e também para controlar outros sintomas, existem várias recomendações.
– Inclua sementes de linhaça na sua alimentação diária;
– Aumente o consumo de cálcio, presente em alimentos como a soja, peixes e legumes;
– Evite alimentos ricos em cafeína, bebidas alcoólicas destiladas ou fermentadas;
– Beba bastante água;
– Reduza alimentos gordurosos e diminua o consumo de açúcar refinado.
Siga a Impala no Instagram