José Rodrigues Dos Santos Após queixas, jornalista fica fora da emissão das eleições
José Rodrigues dos Santos não vai conduzir o resultado das legislativas. Em causa está uma entrevista polémica feita a Paulo Raimundo, em março.
José Rodrigues dos Santos é uma cara conhecida na RTP1. O jornalista conduz o Telejornal, o principal noticiário do canal, desde 1991 e tem acompanhado de perto as eleições, nomeadamente as noites eleitorais.
Mas este ano será diferente! Segundo avançou o Correio da Manhã, “pela primeira vez em quase 30 anos”, o pivô “não vai conduzir” a emissão dos resultados.
O escritor confirmou a veracidade da notícia, mas recusou “tecer mais comentários” sobre o assunto.
Leia mais: Não sabe onde vai votar? Nós ajudamos!
Em causa está uma entrevista feita a Paulo Raimundo, secretário-geral do PCP, no dia 24 de março, na qual “elegeu o conflito da Ucrânia como tema principal”.
José Rodrigues dos Santos recebeu várias críticas negativas e cinco queixas fizeram-se chegar ao Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas. “Não cumpriu o objetivo traçado”, afirmou António José Teixeira, Diretor de Informação da RTP, ao Diário de Notícias.
“Obviamente, era, e é, desejável que outros assuntos tivessem sido abordados, mesmo com tempo limitado, dado inserirem-se num jornal com a duração habitual”, explicou.
Desta forma, Carlos Daniel, Ana Lourenço e João Adelino Faria foram os jornalistas escolhidos para conduzir a noite eleitoral.
Joana Amaral Dias confronta Pedro Nuno Santos
Texto: Luís Sigorro; Fotos: Impala
Siga a Impala no Instagram