Jorge Gabriel Arrasado após ato considerado racista: “A falta de noção…”
Jorge Gabriel é acusado de fazer black face, ou seja, pintar a cara de preto, na antena da estação pública
A RTP e Jorge Gabriel, em específico, parecem ter ‘colocado a pata na poça’. É que na passada sexta-feira, dia 10, enquanto conduzia a Praça da Alegria, o apresentador da estação pública, que vive um novo amor, pintou a cara de negro para representar o rei Mago Baltazar.
Além disso, a RTP partilhou o momento nas redes sociais e ‘chuva’ de críticas rapidamente se fez sentir porque pintar a cara de negro é considerado, por muitos, um ato racista. A publicação foi, entretanto, apagada.
“O Jorge Gabriel está a fazer blackface na televisão pública. Nada surpreendente vindo dele. Não há ninguém na produção com o mínimo de noção?”, escreveu um utilizador do X. Mas há mais: “Parabéns, Rtp por terem o Jorge Gabriel em blackface no programa da manhã. P***ta de ouro para a falta de noção”, “Ufa, ainda bem que não há racismo estrutural em Portugal e por isso não tivemos o Jorge Gabriel a fazer blackface e que alguém na RTP que achou boa ideia divulgar no Instagram“ e “Blackface na RTP em 2025 é muita falta de noção desculpem lá, não estavam cá quando se discutiu isto por causa da tua cara não me é estranha? E na TVI……. Era mesmo preciso pintar a cara para se mascarar de rei mago? Não era“, foram alguns dos comentários que se podiam ler.
Texto: Tiago Miguel Simões; Fotos: DR
Siga a Impala no Instagram