Jogador do Benfica anuncia que foi pai e foto do momento torna-se polémica

Chiquinho, jogador do Benfica, acaba de ser pais e muitas pessoas estranham imagem que jogador usa para anunciar o aumento da família.

Jogador do Benfica anuncia que foi pai e foto do momento torna-se polémica

Chiquinho, jogador do Benfica, acaba de ser pais e muitas pessoas estranham imagem que jogador usa para anunciar o aumento da família.

Francisco Machado, conhecido como Chiquinho no mundo do futebol, vive um dos momentos mais felizes da sua vida. Aos 27 anos, o jogador do Benfica e a companheira, Catarina Nunes, acabam de ser pais e o atleta decidiu partilhar o momento nas redes sociais. Só que uma das imagens acabou por transformar-se em algo polémico.

Cristina Ferreira reage à polémica com Rúben e Tatiana: “Não estamos a falar de saudades”
Cristina Ferreira garante que não se trata de “favorecimento” e assegura que o “superior interesse da criança foi a única coisa que norteou a TVI e a Endemol” (… continue a ler aqui)

A confusão instalou-se porque numa das imagens é possível ver Chiquinho deitado na cama do hospital, em tronco nu, com o bebé deitado no peito. “Benção de Deus” foram as palavras escolhidas pelo jogador para descrever o momento, mas várias pessoas ficaram centradas no momento que pode parecer estranho para muitos. Mas existe uma explicação para o comportamento protagonizado por Chiquinho.

Contacto pele a pele

Aquilo que Chiquinho está a fazer é descrito como contacto pele a pele e é algo recomendado a todos os homens e mulheres que acabam de ser pais. Depois de retiradas, de forma abrupta do meio aquático, as crianças podem sentir-se desprotegidas e desorientadas. Este contacto é recomendado logo após o nascimento, desde que a criança seja saudável, tenha nascido com mais de 37 semanas e de gravidez e revele uma boa adaptação ao meio extrauterino.

Entre as vantagens do contacto pele a pele destaca-se, para o bebé, o estímulo sensorial, sentindo o cheiro e calor dos pais. Mantém a temperatura do recém-nascido constante e, no caso das mães, leva a que o bebé procure ativamente a mama. Ajuda também a diminuir o choro e o stress que fazem parte do nascimento. É também uma forma de que exista um conhecimento mútuo do recém-nascido com os pais, algo que fortalece o vínculo.

Em relação ao facto de o jogador estar deitado na cama do hospital, muitos são os pais que pernoitam junto das mulheres que acabam de ser mães. Alguns, e poderá ser o caso, ficam em quartos com duas camas. Poderá também dar-se o caso de Chiquinho estar deitado na cama da companheira, enquanto esta caminhava, algo que também é recomendado a muitas mulheres que acabam de ser mães.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Reprodução Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS