Duques De Bragança O conselho que Isabel de Herédia usou e deu à filha antes do casamento

Três décadas depois de subir ao altar com D. Duarte Pio, Isabel de Herédia abre o coração e revela o conselho mais valioso que deu à infanta MariaFrancisca. Numa entrevista a Manuel Luís Goucha, no dia em que celebrou 30 anos de casamento, a duquesa falou de amor, respeito e da essência que mantém um matrimónio firme ao longo dos anos.

Três décadas depois do grande dia que encheu o Mosteiro dos Jerónimos e marcou a história recente da monarquia portuguesa, D. Duarte Pio e Isabel de Herédia a assinalam 30 anos de casamento com uma missa de ação de graças celebrada esta terça-feira, 13 de maio, na Basílica da Estrela, em Lisboa.

O momento foi ainda mais especial por contar com uma entrevista intimista conduzida por Manuel Luís Goucha, que conversou com os Duques de Bragança sobre os desafios, as conquistas e os valores que marcaram o percurso de vida a dois. Durante a conversa, Isabel de Herédia não escondeu o orgulho nos filhos: “Graças a Deus os nossos filhos são normais, curiosos, trabalhadores”, afirmou com um sorriso.

Já sobre o casamento e os segredos de um longo relacionamento, D. Isabel revelou até o conselho que usou para si, mas que também deu à filha Infanta Maria Francisca antes do seu casamento, há dois anos: 

“O conselho que eu dei à Francisca quando ela disse que ia casar e que para mim é muito importante: É o respeito. E não tentar mudar a outra pessoa, claro que no casamento mudamos sempre, mas tentar não mudar a essência da pessoa porque senão vai rebentar”. Goucha aproveitou o tom para perguntar se Isabel sentiu que teve de ceder muito devido à forte personalidade de D. Duarte.

A resposta foi sincera: “Não, eu acho que foi o contrário”. D. Duarte Pio também respondeu à mesma pergunta:“Sim, às vezes. Mas somos amigos, eu já estava habituado. Foi mais fácil ser casado do que antes”. 

 

Texto: Tiago Miguel Simões; Fotos: Impala 

Impala Instagram


RELACIONADOS