Conan Osíris Cantor expõe Eurovisão: “Manipulado, espionado, empurrado”

Conan Osíris venceu a edição de 2019 do concurso musical.

Há seis anos, Conan Osíris surpreendeu Portugal ao participar com o tema “Telemóveis” no Festival da Canção. O single foi recebido com reações mistas; ainda assim o cantor do Cacém conseguiu chegar ao topo.

O compositor e produtor rumou a Tel Aviv, Israel, para representar o nosso país na 64.ª edição da Eurovisão, mas foi o participante holandês, Duncan Laurence, quem levou a taça com o êxito, “Arcade”.

Desde então, Conan Osíris tem-se mantido pouco ativo no mundo da música. No entanto, na passada segunda-feira, 19 de maio, recorreu ao Instagram para expor a organização do concurso musical, transmitido pela RTP.

Leia mais: Eurovisão – Como NAPA surpreendeu o público ao chegar à final

Confira o que disse Conan Osíris!

“Adeus ao Festival da Canção e, em especial, Festival Eurovisão da Canção”, começou por escrever nas stories.

“Lamento por não me terem protegido a mim, nem à minha ignorância (ou inocência) na altura. Lamento por ter sido preso por um contrato e não ter podido pagar para sair. Lamento por ter sido manipulado, espionado, investigado, empurrado para situações forjadas, e muito, muito mais lamento por continuarem a não proteger aqueles que precisam agora, mesmo anos depois, justamente quando eles mais precisam. Lamento que vejam a singularidade apenas como uma ficha de troca por virtude, enquanto continuam a beneficiar do terror”, explicou.

“Escrever isto aqui, neste espaço, faz-me sentir como se estivesse a viver uma síndrome de Estocolmo – isto que foi, em tempos, o meu diário e o meu porto seguro. Agora, é um terreno baldio. Não responderei a mais nenhuma pergunta”, garantiu.

A decisão do cantor poderá ter sido motivada pela recente polémica em torno da participação de Israel, que ficou segundo lugar na Eurovisão de 2025. Recorde-se que o governo do país foi acusado de genocídio devido ao conflito com a Palestina, que começou no dia 7 de outubro de 2023.

Estilista Luís Carvalho veste Conan Osíris

Texto: Luís Sigorro; Fotos: Impala/Redes Sociais

Impala Instagram


RELACIONADOS