Assunção Cristas em lágrimas sobre herança que vai deixar aos filhos
Assunção Cristas não segurou as lágrimas ao falar da importância da fé na sua vida e a forma como conseguiu transmitir essa crença aos quatros filhos, fruto da relação com Tiago Pereira dos Reis Machado da Graça.
Assunção Cristas marcou presença no programa Cristina ComVida, que foi para o ar nesta terça-feira, 1 de junho. A antiga líder do CDS-PP nunca escondeu a importância da religião católica na sua vida, sendo um dos temas abordados por Cristina Ferreira durante a entrevista. Questionada pela Diretora de Entretenimento e Ficção da TVI sobre como ficou a sua Fé durante o período pandémico, Cristas explicou que as suas crenças permaneceram inabaláveis. “Ficou como uma grande companhia. As missas deixaram de acontecer e passámos a segui-las à distância. De vez em quando com padres muito queridos e amigos, que celebravam para nós.”
“Lembro-me, por exemplo, de que os meus pais fizeram 50 anos de casados na pandemia e que arranjámos uma missa online. Estava a minha irmã em Luanda, a outra minha irmã no Porto e uma outra que tinha ido para Viseu. Eu em Lisboa, o meu irmão também, e os meus pais, que eu tinha ido buscar para estarem connosco, porque achei que era mau de mais não estarem nesse dia connosco, até porque eles sozinhos não conseguiam ligar o computador e ter uma missa por Zoom”, prosseguiu Cristas, explicando que conseguiu, “à distância”, colmatar a prática da sua Fé.
Mãe de quatro filhos, Assunção Cristas conta ainda que consegui transmitir a cada um deles a importância da religão católica. “Consegui. Eles vão à missa às vezes connosco. Noutras vezes, nos horários que lhes dá mais jeito. Mas acho que todos eles são pessoas de Fé. Espero que os acompanhe a vida toda. Vou ser muito sincera: a maior herança que posso deixar aos meus filhos é a Fé. Mesmo”, afirmou, emocionada. A presença da Fé na vida dos filhos é, segundo a própria, uma forma de viverem “com imensa alegria todas as fases da vida”. A ex-deputada não segurou as lágrimas no momento em que confidenciou que a Fé a ajudou a ultrapassar até os períodos mais difíceis.
Para Assunção Cristas, a Fé “torna tudo mais feliz, mais alegre e mais confiante”
“Saber que alguém que nos acompanha torna tudo mais simples”, disse Cristina Ferreira, perante uma Assunção Cristas com dificuldade em segurar as lágrimas. Ainda assim, completou. “E torna tudo mais feliz, mais alegre e mais confiante. Por isso é que digo que é o melhor que lhes posso deixar [aos filhos].”
Na sequência da entrevista a Assunção Cristas, a anfitriã de Cristina ComVida deixou uma mensagem sobre a convidada nas redes sociais. “A televisão dá-me a possibilidade de conversar com pessoas extraordinárias. A Assunção Cristas é uma delas. Hoje senti que estava livre. Acho que nunca a tinha entrevistado de calças de ganga. Hoje estava ali como mãe e professora”, começou por escrever. Cristina lembrou, depois, que a ex-presidente da CDS-PP “sempre” a “incentivou”. “Convidou-me para debates no Parlamento sobre o papel da mulher na sociedade. Foi das que me fez acreditar que podemos ter uma vida pública e familiar de sucesso.”
A responsável da TVI prosseguiu aludindo ao momento que marcou a passagem da ex-deputada pelo seu programa. “E hoje, quando as lágrimas se soltaram quando falámos de Fé, senti o que sempre soube, é no acreditar que está o segredo”, rematou a Diretora de Entretenimento e Ficção. Assunção Cristas, de 46 anos, é casada com Tiago Machado da Graça, com quem tem quatro filhos – Maria do Mar, José Maria, Vicente Maria e Maria da Luz.
Texto: Alexandre Oliveira Vaz;
Foto: Reprodução TVI
Siga a Impala no Instagram