Papa Francisco cancela eventos após doença. Foi visto a tossir e assoar-se

Papa Francisco obrigado a cancelar eventos por estar doente com sintomas idênticos ao dos infetados com Coronavírus. Itália é o país mais afetado da Europa.

Papa Francisco cancela eventos após doença. Foi visto a tossir e assoar-se

O Papa Francisco foi obrigado a cancelar um dos eventos oficiais por motivos de saúde, após apresentar sintomas suspeitos de coronavírus. 

O Sumo Pontífice não participou na manhã desta quinta-feira, 27 de fevereiro, numa missa na Basílica de São João de Latrão, em Roma. O Vaticano refere que a ausência do Papa, de 83 anos de idade, se deveu a uma «ligeira indisposição».

«Devido a uma ligeira indisposição, preferiu ficar perto da residência de Santa Marta, onde vive no Vaticano», lê-se no comunicado emitido e assinado por Matteo Bruni.

Apesar de a mesma nota garantir que «todos os outros compromissos se realizarão normalmente», o alerta ficou dado, até porque o Sumo Pontífice apresentou sintomas idênticos as de quem foi infetado com o coronavírus.

Na manhã desta quarta-feira, 26 de fevereiro, tossiu e assoou-se numa cerimónia religiosa pública na Praça de São Pedro. Já durante a tarde, participou numa procissão na Basílica de Santa Sabina, na capital italiana.

É importante recordar que, de acordo com o biógrafo Austen Ivereigh, Francisco não tem parte de um pulmão, retirada por causa de uma tuberculose, quando tinha cerca de 20 anos e ainda morava em Buenos Aires, na Argentina.

Recorde-se que Itália é um dos países mais afetados fora da China, com 528 casos confirmados e 14 mortes por coronavírus.

Texto: Inês Neves e Ana Filipe Silveira; Fotos: Reuters

 

Impala Instagram


RELACIONADOS