Atelier de Yves Saint Laurent é transformado em museu
Inaugura esta terça-feira, dia 3, um museu, em Paris dedicado, à vida e obra do designer icónico francês.
Yves Saint Laurent vê o seu legado eternizado com a transformação do seu atelier em Paris num museu. Um dos nomes mais significativos da alta costura do séc. XX tinha um casarão do séc. XIX situado na capital francesa, agora acessível ao público na versão museu. Neste local, os visitantes podem ver os objetos tanto do designer como do seu ex-companheiro e sócio – Pierre Bergé -, que faleceu recentemente. Foi ali que ambos trabalharam durante 28 anos.
O museu inclui também alguns dos vestidos que marcam a carreira do costureiro e os projetos que definiram o seu estilo. Estão acessíveis ao público os esboços, tecidos e gavetas cheias de rendas e de contas, assim como a almofada de alfinetes usada por Saint Laurent.
“Isto é mais do que um museu de moda, estamos a abrir a casa de um artista”, considera Olivier Flaviano, director do museu, citado pela Reuters.
Bergé, patrono das artes e conhecido activista dos direitos dos homossexuais, ajudou a divulgar a marca de Saint Laurent e esteve por trás deste projecto. Outro museu dedicado ao designer abrirá a 19 de Outubro em Marraquexe, Marrocos, local muito frequentado pelo casal e que servia de inspiração a Saint Laurent.
Fotos: Reuters/ Stephane Mahe
Clique nas imagens e leia mais artigos em destaque
Fátima Lopes
Casamento chegou ao fim!
Cláudio Ramos comenta separação da apresentadora
O cronista social usou o o blogue ‘Eu, Cláudio’, para expressar algumas palavras sobre a apresentadora
A atriz mantém um relacionamento discreto com o ex-namorado de Sílvia Alberto.
Charlie: A coelhinha mais inteligente da Playboy
O seu QI de génio vale-lhe o título de coelhinha mais inteligente da Playboy.
Quando devemos lavar os jeans?
Siga a Impala no Instagram