Portugal é o segundo país europeu que menos tempo passa na escola

Os portugueses são o segundo povo europeu com menor tempo de escolaridade. Abaixo de nós só a Turquia e até a Macedónia do Norte estuda mais tempo.

Portugal é o segundo país europeu que menos tempo passa na escola

O tempo médio de escola pode não equivaler à qualidade do ensino, mas será eventualmente um bom indicador da formação do povo de cada país. A média mais baixa da Europa encontra-se na Turquia. Cada turco estuda durante 8,1 anos. Portugal (9,3), Bósnia-Herzegovina e Macedónia do Norte (9,8) são as únicas nações europeias em que a média de frequência escolar é inferior a 10 anos. Estes dados estatísticos constam do Índice de Desenvolvimento Humano da Organização das Nações Unidas (ONU).

Para ler depois
Os 7 erros que não deve cometer ao fazer o seu currículo
Conheça a lista dos erros mais comuns e que podem levar os recrutadores a descartar o currículo no processo de seleção. São dicas simples que podem fazer a diferença. Um currículo bem preparado é um bom começo para encontrar rapidamente uma oferta de trabalho (… continue a ler aqui)

Cidadãos da Europa do Norte têm mais tempo de escola

Anos de escolaridade na Europa
Anos de escolaridade na Europa (Quadro Landgeist, com dados da ONU)

No quadro acima, e de acordo com a ONU, podemos ver que há uma divisão bastante clara entre as metades Norte e Sul da Europa. No Sul, a média é geralmente inferior a 12 anos. No Norte, é superior a 12 anos. A estatística abrange todas as pessoas com mais de 25 anos, o que significa que a grande maioria das pessoas nesta estatística já concluiu completamente sua Educação.

Alemanha é o país com mais tempo de escolaridade

Os dados da ONU permitem ainda a conclusão de que o número de pessoas que cresceram numa época em que o ensino médio era suficiente para conseguir um emprego decente é extremamente elevado. A Alemanha – motor da Economia europeia – tem a média mais alta e é o único país com escolaridade média acima dos 14 anos (14,2). Suíça, Reino Unido e países bálticos são as únicas outras nações europeias com média de 13 anos ou mais. Quase todos os outros países da Europa Ocidental, do Norte e do Centro têm média de 12 anos ou mais. Recordando, os portugueses têm em média 9,3 anos de escolaridade – o que nos coloca como o segundo país da cauda da Europa. Só somos ultrapassados (pela negativa) pelos cidadão da Turquia (8,1).

Impala Instagram


RELACIONADOS