‘Mão de Deus’ deixa astrónomos a coçar a cabeça

Uma nova foto espacial captura a chamada ‘Mão de Deus’. Trata-se de um “glóbulo cometário na Nebulosa Gum” onde as estrelas estão aparentemente a nascer e que está a deixar os astrónomos boquiabertos.

‘Mão de Deus’ deixa astrónomos a coçar a cabeça

Chamam-lhe ‘Mão de Deus’ e deixou os astrónomos a coçar a cabeça. Nesta nova imagem obtida pela Dark Energy Camera (DECam) montada no Telescópio Blanco, no Chile, a cabeça empoeirada e a cauda longa de CG 4 lembram uma boca prestes a comer a galáxia lateral ESO 257-19.

Trata-se no entanto de um alinhamento casual porque a galáxia está a mais de 100 milhões de anos-luz de distância. Uma imagem ampliada mostra a cabeça e a cauda do CG 4 e duas estrelas jovens a nascerem.

Como os glóbulos cometários se formam permanece um mistério. Alguns astrónomos teorizam. Defendem que são moldados por ventos estelares de enormes estrelas quentes nas proximidades. Outros sugerem no entanto que estas estruturas podem ser nebulosas esféricas que se deformam depois de impactadas por uma supernova próxima – uma estrela que explodiu.

Ninguém sabe ao certo o que é a ‘Mão de Deus’

Diagramas do NOIRLab mostram a posição de duas estrelas jovens a nascerem no glóbulo cometário
Diagramas do NOIRLab mostram a posição de duas estrelas jovens a nascerem no glóbulo cometário

A própria CG 4 – a ‘Mão de Deus’ – poderia ser os restos em expansão de uma supernova de há cerca de um milhão de anos. Glóbulos cometários não são raros na Via Láctea, mas a Nebulosa Gum abriga pelo menos 32, de acordo com o NOIRLab da National Science Foundation. A Nebulosa Gum é uma nebulosa de emissão – uma nuvem de gás quente energizada por uma estrela próxima.

Embora a Nebulosa Gum seja uma estrutura gigantesca, é muito ténue. Os cientistas usaram o filtro especial de hidrogénio-alfa do DECam para obter imagens do CG 4. O hidrogénio torna-se ionizado quando atingido pela radiação das estrelas, permitindo que o DECam obtenha imagens de um leve brilho vermelho dentro da cabeça do CG 4 e em redor da sua borda externa.

Operado pela NOIRLab, a DECam é uma câmara de 570 megapixels com 74 sensores. Fica no Telescópio Víctor M. Blanco, estrutura de 4 metros no Observatório Interamericano Cerro Tololo, em Cerro Pachon, no Chile.

Impala Instagram


RELACIONADOS