Indústria dos cosméticos com quebras mundiais em tempos de pandemia

O uso de máscara na pandemia terá influenciado a retração do mercado de cosméticos. Simultaneamente, cresceu o número de procedimentos cirúrgicos estéticos.

Indústria dos cosméticos com quebras mundiais em tempos de pandemia

Enquanto subiram as intervenções estéticas, no ano 2020 o mercado global de cosméticos diminuiu cerca de oito por cento em comparação com o ano anterior, 2019. Cuidados com a pele, cabelos, maquilhagem, perfumes, produtos de higiene e desodorizantes e cosméticos orais são as principais categorias de produtos do mercado cosmético. Skincare [cuidados com a pele] foi a categoria líder, respondendo por cerca de 42% do mercado global. Os produtos para cuidados com os cabelos representaram mais 22%, enquanto a maquilhagem representou 16%, em 2020. Os cuidados com a pele são uma das categorias de produtos mais lucrativas, pois sua receita deve gerar cerca de 155 mil milhões de euros em 2025. Desde 2020, a Ásia-Pacífico era a líder do setor, respondendo por aproximadamente 43% do mercado global.

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Empresas líderes de cosméticos

Statistic: Brand value of the leading personal care brands worldwide in 2020 (in million U.S. dollars) | Statista

A produção de cosméticos e produtos de beleza é controlada por um punhado de corporações multinacionais – L’Oréal, Unilever, Procter & Gamble Co., The Estee Lauder Companies, Shiseido Company e Lancôme, para citar algumas. Em 2021, a empresa francesa de cosméticos L’Oréal era a principal fabricante de beleza do mundo, gerando perto de 30 mil milhões de euros de receita no ano passado. A empresa é proprietária da marca líder de cuidados pessoais em todo o mundo, a L’Oréal Paris, avaliada em 26 mil milhões de euros (em 2020).

Influência das redes sociais

A indústria cosmética beneficiou da crescente popularidade de canais de redes sociais, como Instagram e YouTube. Estas plataformas não são apenas altamente influentes entre determinados grupos, mas criam procura por produtos de beleza e ajudam a preencher a lacuna entre marcas de cosméticos e consumidores. Em setembro de 2021, a blogger de beleza mexicana Yuya era a criadora de conteúdo de beleza mais seguida na plataforma de vídeos YouTube, com 24,9 milhões de inscritos. Conteúdos relacionados com moda e beleza, como tutoriais de maquilhagem e cuidados com a pele ou produtos cosméticos e recomendações de produtos estão entre os conteúdos mais populares no YouTube.

As marcas no Instagram…

Statistic: Leading beauty brands ranked by number of Instagram followers as of June 2021 (in millions) | Statista

… no Youtube…

Statistic: Most popular YouTube beauty and style channels as of November 2021, ranked by number of subscribers (in millions) | Statista

… e no Facebook

Statistic: Leading beauty brands with the most followers on Facebook as of March 2021 (in millions) | Statista

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