Até que ponto os debates presidenciais são importantes no voto?
Os debates presidenciais como o desta quinta-feira, entre os candidatos Donald Trump e Joe Biden, são ou não importantes para a decisão de voto entre os eleitores?
Quando Hillary Clinton e Donald Trump se enfrentaram na eleição presidencial de 2016, Clinton entrou no dia da eleição como grande favorita, à frente por uma margem significativa em quase todas as sondagens nacionais, que sugeriam ainda que que tinha “vencido” todos os três debates presidenciais contra o oponente e, ainda assim, acabou por perder a eleição contra Trump.
Além da questão de quão válidas são as sondagens pré-eleitorais, o resultado surpreendente também levantou a questão sobre se os debates presidenciais como o desta quinta-feira, entre Trump e Biden, transmitidos pelas televisões importam realmente ou não.
O que dizem as sondagens sobre os debates presidenciais
De acordo com sondagens pós-eleitorais conduzidas pelo Pew Research Center entre 1988 e 2016, a maioria dos eleitores afirmou de facto que os debates os ajudaram em certa medida a decidir em qual candidato votar. Exceções notáveis a isto são as eleições Bush/Dukatis e Clinton/Dole/Perot, em 1988 e 1996.
Naquela altura, 41 a 48 por cento consideraram os debates úteis. Em 2016, 63 por cento dos eleitores disseram que os debates foram úteis no processo de tomada de decisão, mas, como em 2012, apenas 10 por cento afirmaram que tomaram realmente sua decisão durante ou diretamente após os debates.
Statista
Siga a Impala no Instagram