Portugueses passam mais de 5 horas por dia em frente à televisão

O tempo médio despendido por dia pelos portugueses a ver televisão é superior a 5 horas, mas ainda assim baixou face ao ano anterior.

Portugueses passam mais de 5 horas por dia em frente à televisão

Os portugueses passaram em média 5 horas e 21 minutos por dia a ver televisão em 2022. O valor representa, ainda assim, uma quebra de 17 minutos face à média registada no consumo televisivo em Portugal no ano anterior.

Para ler depois
ChatGPT acusa professor de abuso sexual a aluno em viagem que nunca aconteceu
John Turley está chocado depois de acusado pelo ChatGPT de ter tido comportamentos sexualmente inapropriados com um aluno numa viagem ao Alasca que nunca aconteceu (… continue a ler aqui)

Esta é uma das conclusões do Media & Advertising Global Report, análise anual da Marktest que sistematiza a informação mais relevante sobre a audiência e investimentos publicitários nos meios em Portugal. A avaliação ao consumo de televisão em Portugal permite constatar ainda, por exemplo, que as mulheres, os mais idosos e os residentes no Norte são os públicos com maior apetência para o meio televisivo.

O que mais viram os portugueses na televisão

Em relação aos conteúdos mais emitidos, os programas de Divertimento foram os que mais tempo ocuparam na grelha de RTP1, SIC e TVI. A única exceção entre os canais não pagos foi a RTP2, em que os programas juvenis predominaram. O Media & Advertising Global Report da Marktest avalia também indicadores sobre a cobertura noticiosa. Neste particular, conclui-se que os quatro canais generalistas emitiram durante o último ano 85 mil notícias, com duração total de 3.164 horas.

De acordo com os registos históricos de audiência e de cobertura noticiosa, este foi o segundo valor mais alto em horas de emissão de notícias nos últimos 15 anos. Só em 2020, no pico da pandemia de covid19, os canais generalistas dedicaram mais tempo à emissão de notícias. Na análise ao tipo de noticiário emitido constata-se que, em média, 60% das notícias nos quatro canais generalistas foram de âmbito nacional. A proporção foi, no entanto, consideravelmente mais baixa na RTP2, com apenas 46% de noticiário de âmbito nacional.

Junte-se a nós no Instagram

Impala Instagram


RELACIONADOS