Rafael Nadal retira-se em novembro após finais da Taça Davis

O tenista espanhol Rafael Nadal vai retirar-se da competição em novembro, após as finais da Taça Davis, que se disputam em Málaga, anunciou hoje o vencedor de 22 títulos do Grand Slam.

Rafael Nadal retira-se em novembro após finais da Taça Davis

“Estou aqui para vos dizer que vou deixar o ténis profissional”, referiu Rafael Nadal, de 38 anos, num vídeo publicado nas suas redes sociais, dizendo que está “entusiasmado” por poder despedir-se no seu país, durante as finais da Taça Davis, de 19 a 24 de novembro.

As conquistas de Nadal

Além dos 22 ‘majors’ conquistados, o maiorquino, antigo número um mundial, conquistou mais 70 troféus e foi campeão olímpico em singulares em Pequim2008 e em pares no Rio2016.

A mensagem de despedida

“Olá a todos, estou aqui para informar que estou a reformar-me do tínis profissional. A realidade é que foram anos difíceis, especialmente estes dois últimos. Acho que não tenho conseguido jogar sem limitações, obviamente.

“Bem, tudo tem um começo e um fim e acho que é o momento certo para encerrar uma carreira longa e muito mais bem-sucedida do que jamais poderia imaginar. Mas estou muito animado porque o meu último torneio é a final da Taça Davis e a representar o meu país.

“Acho que está a fechar-se o círculo, já que uma das minhas primeiras grandes alegrias profissionalmente foi a final de Sevilha em 2004. Sinto-me muito sortudo por todas as coisas que pude vivenciar.

“Quero agradecer a toda a indústria do ténis e a todas as pessoas que compõem este desporto – aos meus companheiros de tantos anos, principalmente aos meus grandes rivais. Passei muitas horas com eles e vivi muitos momentos que vou recordar para o resto da minha vida.

“Falar da minha equipa torna tudo um pouco mais difícil para mim, porque, afinal de contas, a minha equipa tem sido uma parte muito importante da minha vida. Não são trabalhadores, são amigos e estiveram ao meu lado em todos os momentos em que realmente precisei deles. Momentos muito duros, momentos muito bons, momentos em que tive de esforçar-me mais, momentos em que tive que afrouxar… Vivemos tanto juntos que é difícil explicar.

“E a família… que é tudo para mim. A minha mãe… Acho que fez todos os sacrifícios que teve de fazer para que sempre tivéssemos tudo. E a minha Mulher… Estamos juntos há 19 anos. Obrigado por tudo o que fizeste. Acho que tem sido a minha companheira de viagem perfeita durante todos estes anos – voltar para casa e ver como meu filho cresce a cada dia… Tem sido uma força que realmente me manteve vivo e com a energia necessária para continuar.

“A minha irmã… Sempre tivemos um relacionamento incrível. Ao meu tio, que é a razão pela qual comecei a jogar ténis. Penso que graças a ele também consegui ultrapassar muitas situações difíceis na minha carreira desportiva.

“E ao meu pai, que, para mim, tem sido uma fonte de inspiração em todos os sentidos. Tem sido um exemplo de esforço, de superação. Muito obrigado ao meu pai de uma forma muito, muito especial.

“E finalmente a vocês, os fãs. Não tenho como agradecer o que me fizeram sentir. Deram-me a energia de que precisava em cada momento. Foi um sonho tornado realidade.

“Saio com a absoluta tranquilidade de ter dado o meu melhor. De me ter esforçado em todos os sentidos. Só posso terminar agradecendo a todos e até breve.”

Impala Instagram


RELACIONADOS