Inês Marques troca carreira no Dubai pelo sonho da pole dance

Inês Marques trocou a carreira de hospedeira de bordo no Dubai pelo sonho da Pole Dance. A família mostrou-se desagradada, mas a bailarina decidiu seguir o instinto. Em plena pandemia, até abriu a primeira escola da modalidade em Portugal.

Inês Marques, de 28 anos, deixou para trás há seis anos uma carreira estável na aviação – como hospedeira de bordo no Dubai – para perseguir um sonho. Em 2015, deparou-se com um vídeo de Pole Dance e foi amor à primeira vista. “Começou como um hobby. Vi um vídeo no Facebook, gostei imenso e decidi ir a uma primeira aula de pole dance. Apaixonei-me completamente”, confessa.” Foi então que comecei a praticar nos meus dias de folga. À medida que fui evoluindo comecei a participar em competições.” Assim, chegado o momento em que teve de tomar uma decisão, não hesitou. “Quero mudar o rumo da minha vida e começar a dar aulas.” Inês deixou o Dubai, voltou para Portugal e abriu o seu próprio espaço: o Pole Dance Portugal, em Carnaxide, Oeiras, mas nem tudo foi fácil.

A família e o preconceito

Inês Marques troca carreira no Dubai pelo sonho da pole dance
Pole Dance Portugal

A academia abriu em 2 de março de 2020, precisamente no dia em que foi confirmado o primeiro caso de covid-19 em Portugal. Duas semanas depois, foi decretado o primeiro Estado de Emergência no País. “No início foi mais complicado. Abri e um mês depois estava a fechar por causa da pandemia; tive azar”. Passado esse período mais conturbado, confessa que as coisas estão a “correr muito bem” e que tem tido “cada vez mais alunas.”

Em 2019, foi campeã de Pole Dance na Europa do Norte. “Antes de ter vencer o título, tinha estado em duas competições. Numa, fiquei em sexto lugar. E noutra em quarto. Já com mais experiência, acabei por ganhar o primeiro prémio.” Esta conquista foi motivação extra para abrir o espaço e passar a “ensinar a arte”. Já neste ano, atingiu as meias-finais no Got Talent Portugal. “Deu bastante visibilidade à minha academia e foi muito bom para a minha carreira. Proporcionou-me imensos projetos novos.”

Afinal, o que é a Pole Dance?

Inês Marques troca carreira no Dubai pelo sonho da pole dance
Pole Dance Portugal

Apesar de estar “muito feliz e completamente realizada”, não esconde que tem mais projetos em mente. “O próximo objetivo passa por abrir uma academia no Norte e organizar uma competição de Pole Dance em Portugal.” Apesar de já existirem competições no nosso país, revela que gostaria de ter outra, em nome dela, com o intuito de “divulgar mais a arte”. Quem tenha curiosidade pela modalidade pode experimentar. Na academia de Inês, é possível ter um primeiro contacto durante uma hora por 15 euros. Se quiser prosseguir, tem vários packs à disposição.

Conheça alguns movimentos

Inês Marques troca carreira no Dubai pelo sonho da pole dance
Pole Dance Portugal

Texto: Tomás Cascão
Fotos: Helena Morais;
Vídeo: Imagem e edição Fábio Lopes

Impala Instagram


RELACIONADOS