Zelensky destitui comandante das Forças de Defesa Territorial

Volodymir Zelensky destitui Yurii Halushkin, nomeia o major-general Ilhor Tantsiura para o seu lugar e não revela motivo da decisão.

Zelensky destitui comandante das Forças de Defesa Territorial

O presidente da Ucrânia, Volodymir Zelensky, destituiu o comandante das Forças de Defesa Territorial das Forças Armadas, Yurii Halushkin. Tendo sido nomeado para o cargo o major-general Ilhor Tantsiura. Os decretos foram publicados no site do chefe de Estado Ucraniano no último domingo, não sendo reveladas mais informações sobre a alteração. Yurii Halushkin tinha sido nomeado comandante das Forças de Defesa Territorial ucranianas a 01 de Janeiro deste ano.

Forças de Kiev reclamam avanços militares no leste da Ucrânia
O Exército ucraniano reclama a reconquista de território em Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, tendo conseguido que o “inimigo” recuasse até perto da fronteira da Rússia, disse hoje o Ministério da Defesa de Kiev (… continue a ler aqui)

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de três mil civis, segundo a ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior. A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas, das quais mais de seis milhões para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

A ofensiva militar causou a fuga de mais de 13 milhões de pessoas

A invasão russa foi condenada pela generalidade da comunidade internacional, que respondeu com o envio de armamento para a Ucrânia e o reforço de sanções económicas e políticas a Moscovo.

Texto: Bruno Seruca

Impala Instagram


RELACIONADOS