Depois de «empurrar» Trump para a Casa Branca, Seth Meyers quer fazer o mesmo com Oprah

Irá Oprah Winfrey candidatar-se à presidência dos EUA? «Depende do povo», diz o companheiro de longa data da apresentadora.

Seth Meyers foi o anfitrião dos Golden Globes e aproveitou a ocasião para fazer um pedido especial: apelar a Oprah Winfrey que, em 2020, se candidate à Casa Branca.

O apresentador norte-americano aproveitou a cerimónia de entrega de prémios para fazer um paralelismo com um outro monólogo humorístico premonitório.

Em 2011, no jantar de correspondentes da Casa Branca, Seth Meyers arrasou Donald Trump, desacreditando a hipótese (na altura remota) de o então empresário se candidatar à presidência dos EUA.

«Donald Trump diz que vai candidatar-se à presidência como republicano, o que é surpreendente, porque assumi que ele se ia candidatar apenas como uma piada».

O semblante de Trump, que é possível ver no vídeo abaixo, demonstrava que não estava a achar particular graça às piadas de Meyers. Se se sentiu acossado pelo humor do apresentador e decidiu avançar ou se já tinha esse plano delineado, ninguém sabe.

O que é certo é que, em 2016, o improvável aconteceu. Donald Trump vencia Hillary Clinton e tornava-se o sucessor de Obama na Casa Branca.

 

No monólogo de abertura dos Golden Globes, que pode ver abaixo, a partir do minuto 6:30, Seth Meyers pede a Oprah que se candidate à presidência dos EUA em 2020.

«Oprah, em 2011 fiz umas piadas sobre o nosso atual presidente, piadas essas sobre o quão pouco qualificado ele seria para ser presidente. Alguns dizem que essa noite o convenceu a candidatar-se. Se isso é verdade, quero dizer-lhe ‘Oprah, nunca serás presidente!’Não tens o que é preciso!’».

 

A apresentadora e atriz reagiu com uma gargalhada. Mais tarde, Oprah, que recebeu o prémio Cecil B. deMille, a mais alta distinção atribuída pela Associação de Imprensa estrangeira em Hollywood, deixou uma mensagem de esperança.

«Quero que todas as meninas que estão a ver isto saibam que há um novo dia no horizonte. E quando esse dia finalmente chegar, será porque muitas mulheres magníficas, muitas das quais estão nesta sala, e alguns homens fenomenais, que lutam arduamente para se tornarem líderes, nos levarão a um tempo em que ninguém terá de dizer ‘me too’ novamente», disse Oprah, referindo-se ao movimento de protesto e sensibilização em relação ao assédio e abuso sexual.

Já nos bastidores da cerimónia, Oprah reforçou essa ideia:  «Quis aproveitar aquele momento para dizer que melhores dias estão para vir, em particular para as mulheres»

 

Irá Oprah Winfrey candidatar-se à presidência?

Apoiante de Barack Obama desde a primeira candidatura à presidência, em 2008, e de Hillary Clinton, em 2016, Oprah Winfrey tem sido, desde então um nome apontado como potencial candidata à Casa Branca. A apresentadora de 63 anos, uma das mulheres mais poderosas do mundo do entretenimento, sempre negou ter vontade de seguir carreira política.

No entanto, o discurso nos Golden Globes veio ressuscitar essa ideia. Em declarações à CNN, dois amigos de Oprah garantem que esta está a «pensar ativamente» numa candidatura. Além dos apelos nas redes sociais, o companheiro da apresentadora, Stedman Graham, terá comentado com um jornalista do Los Angeles Times: «Depende do povo. Ela fá-lo-ia».

Quer seja rumor ou verdade, Oprah Winfrey tem agora poucos meses para tomar uma decisão, uma vez que há eleições para o Congresso em novembro e é nessa altura que se começarão a desenhar as futuras candidaturas para as presidenciais de 2020.

Texto: Raquel Costa | Fotos: Reuters

 

Impala Instagram


RELACIONADOS