Terramoto causa dois mortos e 92 feridos no Japão [vídeo]

Pelo menos duas pessoas morreram e 92 ficaram feridas após um terramoto de magnitude 7,4 ter abalado a costa de Fukushima, no nordeste do Japão.

Terramoto causa dois mortos e 92 feridos no Japão [vídeo]

Pelo menos duas pessoas morreram e 92 ficaram feridas após um terramoto de magnitude 7,4 ter abalado a costa de Fukushima, no nordeste do Japão, anunciaram as autoridades japonesas. O terremoto ocorreu na quarta-feira, às 23h36 (14h36 em Lisboa), com a Agência Meteorológica do Japão a dizer que o foco do sismo se situou 57 quilómetros abaixo da superfície. O abalo levou à ativação do alerta de tsunami, com ondas de 20 e 30 centímetros registadas na madrugada de hoje, nas cidades de Ishinomaki, Sendai e Soma.

Comboio de alta velocidade descarrilou

Após uma primeira avaliação, foram registados feridos e mortos em sete prefeituras, e extensas interrupções no fornecimento de eletricidade em todo o país. O operador das centrais nucleares de Fukushima I e II confirmou que o terramoto provocou a ativação de um alarme de incêndio e a interrupção de um sistema de refrigeração do combustível nuclear usado e armazenado. O serviço de comboio de alta velocidade que liga a capital ao norte do país foi suspenso esta manhã, devido ao descarrilamento de um comboio-bala, conhecido como Shinkansen, que viajava de Tóquio a Sendai com 75 passageiros e tripulantes que sofreram apenas ferimentos ligeiros.

A Agência Meteorológica do Japão pediu aos cidadãos que tomem precauções contra o risco de terramotos de intensidade semelhante nas mesmas áreas nos próximos dias. O norte do Japão foi devastado por um terramoto de 9,0 de magnitude, seguido de ‘tsunami’, que também causou um desastre nuclear em 2011.

LEIA AINDA
Sismo em Portugal matará 17 mil a 27 mil pessoas [vídeos]

Impala Instagram


RELACIONADOS