Polícia alemã abre investigação por suspeitas de envenenamento de russos no exílio

A polícia alemã informou hoje que abriu uma investigação por suspeitas de envenenamento após problemas de saúde mencionados por um jornalista e ativista russo no exílio.

Polícia alemã abre investigação por suspeitas de envenenamento de russos no exílio

“Foi aberta uma investigação. O caso está em andamento”, disse um porta-voz da polícia de Berlim à agência de notícias AFP, confirmando informações do diário Die Welt publicadas na noite de sábado.

O responsável não deu mais pormenores sobre a investigação em curso.

A publicação russa Agentstvo publicou esta semana uma reportagem na qual relata os problemas de saúde reportados por dois participantes numa reunião de dissidentes russos, nos dias 29 e 30 de abril.

Um participante, que é descrito como um jornalista que havia deixado a Rússia recentemente, apresentou sintomas não especificados durante o evento e disse que pode ter começado antes.

Segundo a Agentstvo, o jornalista terá ido ao hospital Berlin Charité, onde havia sido tratado o russo Alexei Navalny, vítima de envenenamento em agosto de 2020.

A segunda participante é Natalia Arno, diretora da Organização Não-Governamental Free Russia Foundation, nos Estados Unidos, onde vive há 10 anos depois de ter deixado a Rússia.

Ainda de acordo com a reportagem, Arno esteve em Berlim no final de abril, de onde viajou para Praga.

Foi lá, relata a Agentstvo, que apresentou sintomas e também descobriu que o seu quarto de hotel havia sido aberto.

Arno publicou uma mensagem na rede social Facebook esta semana, onde mencionou os problemas que sentia, nomeadamente “dor aguda” e “dormência”, dizendo que os primeiros “sintomas estranhos” apareceram antes de chegar a Praga.

Nos últimos anos, vários ataques com veneno foram realizados no exterior e na Rússia contra opositores russos.

Moscovo nega qualquer responsabilidade dos seus serviços secretos.

No caso de Alexei Navalny, laboratórios europeus confirmaram o uso de um veneno, denominado ‘Novichok’, desenvolvido pela URSS para fins militares.

PFT // JMR

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS