Óxido nitroso, o gás hilariante que não é motivo de riso

“É uma estupidez. Se querem ficar incapacitados continuem”, alerta um jovem de 20 anos que deixou de andar e sofre de tremores e visão turva após inalar óxido nitroso.

Óxido nitroso, o gás hilariante que não é motivo de riso

“Não imaginava estar assim aos 20 anos”, diz Musa [nome falso] enquanto o médico o leva para um quarto num hospital em West Midlands. O óxido nitroso, também conhecido como gás hilariante, normalmente inalado através de balões, provoca uma sensação de euforia que dura 30 segundos. Ficam tontos e leves, mas o gás está longe de ser motivo de riso. A droga tornou-se popular em festas e os efeitos podem ser catastróficos. Musa deixou de andar, passa a maior parte do tempo deitado e sofre de tremores e de visão turva. “É uma estupidez. Se querem ficar incapacitados continuem”, alerta.

Leia ainda
Snus, o polémico estimulante que é visto como a droga da moda e usado por jogadores de futebol
Snus, considerada a “nova droga” dos futebolistas, é um produto com alegados benefícios na prestação em campo, mas também muito perigoso. A compra e venda são ilegal. Os jogadores portugueses também a usam. (… continue a ler aqui)

“Deu cabo da minha vida”

Foi levado de urgência para hospital após ter caído durante a noite quando ia à casa de banho. Não se conseguia levantar porque perdeu a sensibilidade nas pernas e nos pés. Tudo porque durante várias semanas, consumiu grandes quantidades de óxido nitroso, de forma quase diária. “Não sei como vou viver se não puder andar novamente.” A ressonância magnética revela que desenvolveu uma anormalidade na medula espinal, e os médicos ainda não sabem dizer quando ou até que ponto tal pode ser tratado. “Isto pode ser algo permanente. Deu cabo da minha vida. Tenho sonhos e ambições”, diz à Sky News.

Junte-se a nós no Instagram

Foto: Shutterstock

Impala Instagram


RELACIONADOS