Saiba onde estão a ser testados os novos radares de velocidade média

Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária já está a testar os novos radares de velocidade média. Saiba onde estão instalados.

Saiba onde estão a ser testados os novos radares de velocidade média

Tem o hábito de conduzir todos os dias? Se respondeu sim, certamente que lhe dará jeito ficar a saber onde é que a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) já está, desde a semana passada, a testar os novos radares de velocidade média. De acordo com fonte oficial da ANSR, citada pelo Público, já estão instalados 14 destes radares. Sendo que ainda faltam mais seis. “Oportunamente, a ANSR divulgará os novos locais onde serão instalados radares. Nomeadamente através de um site, onde poderá ser consultada a localização” de todos os radares.

Leia depois
Novos radares em Lisboa registam média diária de 1.380 infrações por excesso de velocidade

Para já, os testes decorrem nas regiões do Porto (A3), Coimbra (A1 e EN109), Santarém (A1), Setúbal (EN10, EN378 e IC1), Évora (A6 e IP2) e Beja (IC1). Os novos aparelho controlam a velocidade média de um veículo entre dois pontos. “Actualmente, o SINCRO [sistema de controlo de velocidade] procede à fiscalização da velocidade praticada pelos condutores através da medida da velocidade instantânea do veículo, ou seja, da sua velocidade no instante em que passa no local de controlo de velocidade”, explica fonte oficial do organismo ao jornal.

Objetivo é dissuadir o excesso de velocidade

“Com estes novos radares, o SINCRO vai também proceder à fiscalização da velocidade praticada pelos condutores através da medida da velocidade média do veículo entre dois pontos predefinidos na estrada. As características encontradas em alguns dos locais selecionados, nomeadamente o elevado nível de sinistralidade ao longo de troços e não apenas em pontos específicos, recomendam a utilização de equipamentos de controlo da velocidade média em vez dos tradicionais equipamentos de velocidade instantânea”, acrescenta.

Zonas vão estar identificadas

O objetivo deste medida é o de “promover o cumprimento dos limites de velocidade legalmente estabelecidos. E dissuadir os condutores da prática de excessos de velocidade. Contribuindo para a diminuição do número de acidentes e da gravidade das suas consequências. Nomeadamente, no que respeita a danos pessoais graves e fatais”, conclui. Quando estiverem a funcionar em pleno, os novos radares estarão identificados com um sinal de trânsito onde se poderá ler “H42 – velocidade média”.

Junte-se a nós no Instagram

Texto: Bruno Seruca
Fotos: B13923790/Pixabay

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS