Mulher operada a endometriose profunda engravida 4 meses depois

Mulher descobriu sofrer de endometriose profunda quando se planeava engravidar. Meses após a cirurgia, conseguiu engravidar.

Em 2021, um brasileira de 36 anos preparava-se para realizar o sonho de ser mãe quando começou a sentir dores fortes na região abdominal e a ter sangramentos anormais. Preocupada, mas já desconfiada do diagnóstico de endometriose, procurou uma ginecologista e realizou uma série de exames.

Para ler também
Mulher publica fotos nua onde mostra os efeitos da endometriose
Mesmo sabendo que ia «chocar as pessoas», a jovem de 27 anos não quis deixar de contribuir para alertar para uma patologia que afeta inúmeras mulheres (… continue a ler aqui)

As avaliações levaram-na a confirmar a suspeita de endometriose, problema que ocorre quando o endométrio (tecido que reveste a parte interna do útero) está fora do órgão. A condição pode atingir ovários, bexiga e intestino e a causa é desconhecida. “A minha ginecologista da altura pediu uma ressonância e descobrimos que o meu endométrio estava fora do útero”, conta.

No final do ano passado foi submetida a uma cirurgia, que correu tão inesperadamente bem que, em março deste ano, descobriu que estava grávida. Mariana nasceu em novembro. O médico responsável pela cirurgia explica que a endometriose envolve a camada de tecido composto por glândulas e vasos sanguíneos que cobre a parte mais interna do útero. É o endométrio que se solta da parede intrauterina para que ocorra a menstruação.

O endométrio é o local onde o embrião se fixa quando chega ao útero, vindo das trompas de Falópio, onde o óvulo é fecundado. “A doença acontece quando há o aparecimento e crescimento de um tipo de tecido igual ao endométrio fora do lugar onde deveria estar. Esse endométrio fora do útero provoca todos os efeitos e sintomas relacionados com a endometriose: doença que atinge 10% das mulheres entre os 15 e os 50 anos de idade”, explica o médico.

O especialista explica ainda que, apesar de atingir cerca de 10% das mulheres, a endometriose ainda não tem uma causa clara. São várias as teorias que tentam esclarecê-la, mas nenhuma explica por completo o que causa esta intrigante doença.

Impala Instagram


RELACIONADOS