Morreu o Papa Bento XVI

Papa emérito Bento XVI morreu aos 95 anos. Estava afastado da vida pública desde que abdicou do cargo em fevereiro de 2013.

Morreu o Papa Bento XVI

O papa emérito Bento XVI morreu neste sábado, 31 de dezembro, aos 95 anos, anunciou o Vaticano. O antecessor do Papa Francisco estava em “graves condições” de saúde. O Vaticano já tinha confirmado na quarta-feira que a saúde de Bento XVI tinha piorado “nas últimas horas”. Bento XVI, cujo nome é Joseph Ratzinger, foi Papa durante oito anos, entre 2005 e 2013. Foi então que decidiu abdicar passou a ser emérito da diocese de Roma. Foi o primeiro Papa a renunciar em 600 anos, depois de Gregório XII em 1415. Vivia há dez anos no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Na sua decisão, Bento XVI citou o declínio da sua saúde física e mental, que terá se terá agravado em 2020, devido a uma infeção por herpes zoster no rosto.

O desejo de Ratzinger

Bento XVI, cujo nome original é Joseph Ratzinger, foi Papa entre 2005 e 2013, quando abdicou e passou a ser emérito da diocese de Roma. O antecessor de Francisco foi o primeiro Papa a renunciar em 600 anos, depois de Gregório XII em 1415. Vive há cerca de 10 anos no mosteiro Mater Ecclesiae, no Vaticano. Na sua decisão, Bento XVI citou o declínio da sua saúde física e mental, que terá piorado em 2020, devido a uma infeção no rosto.

De acordo com o seu biógrafo, Peter Seewald, que visitou o Papa emérito em agosto de 2020 para lhe entregar a sua biografia, Ratzinger estava racional e mantinha a sua memória, mas a voz já estava praticamente impercetível. O testamento de Bento XVI já está escrito e será tornado público após sua morte, acrescentou. Ratzinger expressou o desejo de descansar no antigo túmulo do seu antecessor, o Papa João Paulo II, na cripta de São Pedro. João Paulo II está sepultado na Capela de São Sebastião, contígua à que alberga a escultura La Pietà (A Piedade), de Miguel Ângelo.

Para ler depois
Mãe de Pelé fez 100 anos e foi homenageada pelo filho
Dona Celeste, mãe de Pelé, festejou o centésimo aniversário no passado 20 de novembro, em pleno Mundial do Qatar. O astro brasileiro deixou-lhe uma mensagem tocante. (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS