Mau tempo em Lisboa. Escolas têm autonomia para decidir se fecham
Mau tempo na Grande Lisboa obriga ao fecho de escolas. Ministério diz que estabelecimentos de ensino têm autonomia para decidir se fecham. A Câmara Municipal de Oeiras decidiu encerrar todas as escolas do concelho.
O Ministério da Educação esclareceu esta terça-feira, à Rádio Renascença, que as escolas têm autonomia para decidir se encerram ou não, face às consequências do mau tempo que se faz sentir em Lisboa desde ontem à noite. O Ministério diz estar a acompanhar a situação, mas não deu indicação de encerramento generalizado das escolas.
Há várias escolas da área da Grande Lisboa que não abriram portas esta manhã. O mau tempo em Lisboa tem estado a condicionar o trânsito em quase toda a cidade. Há estabelecimentos de ensino que não têm funcionários suficientes para abrir portas. Ou alunos. O liceu Pedro Nunes, o colégio da Torre, o Rainha Dona Amélia, o Filipa de Lencastre e o Colégio Beiral (Monsanto), o Liceu Camões estão de portas fechadas, mas não são casos únicos. A Renascença adianta que, por exemplo, também a Escola das Laranjeiras, em São Domingos de Benfica, não está aberta, assim como a Escola Pedro Santarém, em Benfica, ou a Escola Victor Palla e Escola Luisa de Gusmão, do Agrupamento Nuno Gonçalves.
À Rádio Observador, Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, garantiu que a autarquia “não deu ordem para o fecho total das escolas” e que essa decisão foi tomada após uma conversa com a secretária de Estado da Administração Interna, Patrícia Gaspar. Moedas reconheceu as dificuldades que alguns pais encontrarão neste dia e pediu para que aqueles que estejam fora de Lisboa não os levem às escolas.
Câmara de Oeiras encerra escolas
A Câmara Municipal de Oeiras decidiu encerrar todas as escolas do concelho. Em declarações à SIC Notícias, o presidente da autarquia, Isaltino Morais, disse que a medida foi tomada por que a situação pode piorar ao longo do dia. “Pode haver problemas de segurança”, relembrou.
A Proteção Civil pede à população da Grande Lisboa que evite ao máximo sair de casa, inclusivamente para o trabalho, e já alertou que a chuva forte vai voltar a cair ao final da manhã.
Siga a Impala no Instagram