Mário Machado sai em liberdade e faz saudação nazi [foto]

O antigo dirigente de extrema-direita Mário Machado saiu hoje em liberdade do TIC de Lisboa, com medida de coação de obrigação de apresentações quinzenais às autoridades.

Mário Machado sai em liberdade e faz saudação nazi [foto]

O antigo dirigente de extrema-direita Mário Machado saiu hoje em liberdade do Tribunal de Instrução Criminal de Lisboa, tendo como medida de coação a obrigação de apresentações quinzenais às autoridades do seu local de residência. Segundo adiantou aos jornalistas à saída do tribunal o advogado do nacionalista, José Manuel Castro, o único crime pelo qual Mário Machado está indiciado pelo Ministério Público é a posse ilegal de arma.

Mário Machado foi detido na terça-feira

Mário Machado foi detido na terça-feira em flagrante delito, em casa, por posse ilegal de arma, disse à agência Lusa fonte policial. A mesma fonte acrescentou que a detenção aconteceu durante uma busca realizada à casa de Mário Machado, em Santo António dos Cavaleiros (Loures), no âmbito de uma investigação da Polícia Judiciária por suspeitas de crimes de ódio e incitamento à violência através de comentários feitos na internet.

O arguido, 44 anos, esteve ligado a diversas organizações de extrema-direita, como o Movimento de Ação Nacional, a Irmandade Ariana e o Portugal Hammerskins, a ramificação portuguesa da Hammerskin Nation, um dos principais grupos neonazis e supremacistas brancos dos Estados Unidos da América. Fundou também os movimentos Frente Nacional e Nova Ordem Social (NOS), que liderou de 2014 até 2019.

“Não estão reunidas as condições para eu exercer o meu direito à liberdade de expressão. A partir de hoje vou-me retirar das redes sociais”, referiu Mário Machado à saída do tribunal, onde voltou a referir ser “um preso político”. O antigo líder da NOS diz-se impedido de continuar ativo na vida política e que o juiz o queria manter na prisão durante oito anos por um texto que escreveu nas redes sociais. “Nunca em democracia se viu uma coisa desta forma”, atirou Mário Machado. No final da intervenção à imprensa, Mário Machado citou Voltaire: “É perigoso estar certo quando o Governo está errado” e fez uma saudação nazi acompanhada da frase: “Viva a vitória! [Sieg Heil]”, antes de ir cumprimentar alguns conhecidos que o esperavam à porta do tribunal.

Foto: Reprodução Correio da Manhã

 

Impala Instagram


RELACIONADOS