Johnson & Johnson suspende venda de pó de talco para bebés

Johnson & Johnson fala numa “decisão comercial” depois de dezenas de milhares de ações que associam o uso do pó de talco ao desenvolvimento de cancro.

Johnson & Johnson suspende venda de pó de talco para bebés

A Johnson & Johnson irá suspender a venda de pó de talco para bebés a nível mundial já em 2023. A “decisão comercial” de substituir o talco por amido de milho no produto infantil está relacionado com as cerca de 38 mil ações judiciais de que a empresa foi alvo. Muitas das queixam associam o uso a longo prazo deste produto com o desenvolvimento de cancro.

Pó de talco da Johnson’s pode conter substância que provoca cancro
Johnson & Johnson está a ser investigada pela possibilidade do seu famoso pó de talco estar contaminado com amianto, substância que provoca cancro (… continue a ler aqui)

As milhares de queixas sobre a segurança do pó de talco levaram mesmo a que a venda já tenha sido suspensa há dois anos nos Estados Unidos da América e Canadá. Ainda assim, a Johnson & Johnson continua a refutar todas as acusações de que o produto seja a causa do desenvolvimento de cancro. Existem também relatos, que remontam a 2018, de que a farmacêutica estava ciente há década de que o artigo continha amianto, que é nocivo para a saúde.

“A nossa posição sobre a segurança de nosso pó cosmético permanece inalterada”

Desde esse ano que a Johnson & Johnson lida com ações judiciais que acusam a farmacêutica de ter um papel ativo no desenvolvimento do cancro nos ovários dos utilizadores do produto. A empresa, que sempre tem negado as acusações, tem gasto milhões de euros anualmente em processos judiciais. “A nossa posição sobre a segurança de nosso pó cosmético permanece inalterada. Apoiamos fortemente as décadas de análise científica por médicos especialistas em todo o mundo, confirmando que o pó de talco para bebés da Johnson é seguro, não contém amianto e não causa cancro”, explica a farmacêutica através de comunicado.

Texto: Bruno Seruca

Impala Instagram


RELACIONADOS