Trabalhar 4 dias por semana, 6 horas por dia: a proposta da Primeira-Ministra da Finlândia
Sanna Marin, de 34 anos, defende que as «pessoas merecem passar mais tempo com a família, entes queridos, com hobbies ou outros aspectos da vida, como a cultura».
A Primeira-Ministra da Finlândia, Sanna Marin, pretende encurtar o horário de trabalho para quatro dias semanais, seis horas diárias, de forma a aumentar a produtividade dos trabalhadores.
LEIA DEPOIS
Médica que atendeu menina na urgência da CUF não detetou rutura do baço
Primeira-Ministra da Finlândia lidera um Governo composto apenas por mulheres
Sanna Marin, de 34 anos, – que é a Primeira-Ministra mais jovem do mundo e lidera um Governo composto apenas por mulheres, de cinco partidos diferentes –, defende, citada pelo Daily Mail, que as «pessoas merecem passar mais tempo com a família, entes queridos, com hobbies ou outros aspectos da vida, como a cultura».
Microsoft aumenta produtividade em 40 por cento ao introduzir esta medida
Esta medida foi adotada na Suécia, em 2015, mas não faz parte da lei, nem é obrigatório para as empresas. Vários estudos corroboram a ideia de Marin. A Microsoft, no Japão, viu a produtividade crescer cerca de 40 por cento ao testar a semana de trabalho de quatro dias.
Em 2018, uma empresa, na Nova Zelândia, aplicou este horário de trabalho de 4 dias semanais, durante dois meses, e os trabalhadores revelaram-se mais felizes e os seus níveis de stress desceram 7 por cento.
Medida visa ainda reduzir emissões de carbono e quantidade de plástico
Para além dos aspetos pessoais, esta decisão visa também reduzir as emissões de carbono, resultado do uso de transportes, e a quantidade de plástico utilizado, por exemplo, em refeições.
Texto: Jéssica dos Santos
LEIA MAIS
Siga a Impala no Instagram