A emigração de futebolistas portugueses
A emigração de jogadores nacionais é dos aspetos que mais se tem acentuado nas últimas décadas em Portugal, ao nível do futebol, uma das modalidades desportivas mais importantes do País.
Um dos aspetos que mais se tem acentuado nas últimas décadas em Portugal, ao nível do futebol, uma das modalidades, senão a mais importante modalidade desportiva do País, é a emigração de jogadores nacionais para os quatro cantos do mundo. Como salientam João Nuno Coelho e Nina Clara Tiesler, no estudo O paradoxo do jogo português, a omnipresença do futebol e a ausência de espectadores dos estádios parece mesmo “que hoje o País é conhecido no estrangeiro especialmente pelo futebol e respectivas celebridades”.
Emigração de futebolistas portugueses atingiu 362 profissionais em 2019
Não obstante, o mediatismo de jogadores como Cristiano Ronaldo, João Félix, Bruno Fernandes ou Renato Sanches, o rol hodierno da diáspora futebolística lusa não se cinge apenas aos casos mais famosos. Pelo contrário, espraia-se por inúmeros atletas que, impelidos por motivos profissionais ou razões financeiras, ciclicamente optam por jogar no estrangeiro.
Ainda num dos últimos estudos elaborados pelo Observatório do Futebol do Centro Internacional de Estudos do Desporto (CIES), em 2019 havia 362 jogadores lusos a jogar em campeonatos estrangeiros. Contexto que contribuiu para que Portugal fosse, nesse ano, o 13.º país com mais atletas profissionais de futebol a jogar além-fronteiras. Sobretudo, em Inglaterra, principal destino dos portugueses, seguido de Espanha e da Grécia. (… continue a ler aqui)
LEIA AGORA
Cristiano Ronaldo cobra mais de um milhão por cada publicação no Instagram
Capitão da seleção nacional de futebol é a pessoa que mais cobra por conteúdos patrocinados no Instagram, em todo o mundo. Conheça a lista das 10 celebridades que recebem mais por publicidade nesta rede social. (… continue a ler aqui)
Siga a Impala no Instagram