Diagnosticado o doente de Alzheimer mais jovem do mundo. Tem 19 anos

Um jovem chinês de 19 anos tornou-se o doente de Alzheimer mais novo identificado no mundo. Teve de abandonar a escola, apesar de ter um aproveitamento acima da média.

Diagnosticado o doente de Alzheimer mais jovem do mundo. Tem 19 anos

Um adolescente de 19 anos tornou-se o mais jovem doente de Alzheimer identificado no mundo. Um caso extremamente raro desta doença neuro degenerativa que é característica da idade avançada, sendo excepcional o seu aparecimento antes dos 60 anos.

O jovem, de nacionalidade chinesa, começou a desenvolver sintomas associados a distúrbios de memória aos 17 anos, bem como dificuldades em manter a concentração nas aulas.

“Ele não se conseguia lembrar do acontecimentos do dia anterior ou dos sítios onde tinha deixado objetos pessoais. Não conseguia lembrar-se se tinha comido ou não. Como tal, não era capaz de estudar e teve de deixar o ensino secundário, apesar de ter um aproveitamento escolar acima da média antes de começar a sentir o declínio cognitivo”, relata Jia Longfei, médico do departamento de neurologia do Hospital Xuanwu da Universidade Médica de Beijing, citado pelo IFL Science.

Leia depois
Estudo descobre solução para atenuar progressão do Alzheimer
Um estudo coordenado pela Escola de Ciências da Universidade do Minho descobriu um “método eficaz” para transportar fármacos para o cérebro, que pode atenuar a progressão e os sintomas de doenças como Alzheimer, anunciou aquela academia (… continue a ler aqui)

Perante estas queixas, os médicos consideraram que o adolescente preenchia os critérios para a realização de exames que diagnosticam a doença, incluindo um teste de índice de líquido cérebro-espinhal e um PET scan.

No início, a equipa médica suspeitava que uma mutação hereditária estaria na origem das complicações, apesar de nenhum elemento da sua família ter sido diagnosticado com a doença de Alzheimer no passado. Através da sequência de um genoma, foi possível confirmar que não havia qualquer mutação genética que explicasse os sintomas do paciente.

Simultaneamente, outros exames de diagnóstico foram feitos, onde se destacam os testes cognitivos que evidenciaram uma memória “significativamente afetada”. Foram identificadas alterações no hipocampo e no lobo temporal, ao mesmo tempo que as amostras do líquido cefalorraquidiano tinham elevados níveis de biomarcadores associados à doença.

Jia Longfei refere que a doença de Alzheimer está relacionada a fatores como a condição física, a genética e o estilo de vida do paciente. Nos últimos anos, tem havido uma tendência de crescimento no aparecimento da doença em idade mais jovem. Alguns pacientes com Alzheimer de início precoce eram portadores de mutações genéticas. O progresso na capacidade tecnológica dos exames médicos para detectar a doença também permite o diagnóstico de pacientes mais jovens.

Sintomas da doença de Alzheimer

Ricardo Coentre, médico psiquiatra do Hospital Lusíadas Lisboa, explica como detetar os sintomas e apoiar quem tem a doença de Alzheimer. Pode saber mais aqui.

Alteração da memória

Geralmente, as famílias começam a notar que os doentes têm dificuldade em recordar eventos ou informação recentes. A memória para acontecimentos ou factos mais distantes está tipicamente conservada nas fases iniciais da doença;

Perturbações da linguagem

Os doentes têm dificuldade em encontrar palavras em alguns contextos, dá-se a redução do vocabulário e, em fases mais avançadas, existe um empobrecimento do conteúdo do discurso;

Dificuldade em executar tarefas motoras

Em estados mais avançados da doença, impede os doentes de executarem tarefas simples como vestirem-se, alimentarem-se ou pentearem-se.

Alterações neuropsiquiátricas

Alterações de personalidade e sintomas comportamentais

Pessoas que eram calmas ficam hostis e agressivas, e outros doentes tornam-se muito passivos; O não reconhecimento dos sintomas ou das próprias limitações, tentando arranjar argumentos e desculpas para tudo;

Dificuldade em realizar tarefas complexas como pagar contas e lidar com o dinheiro;

Sintomas psicóticos e depressivos;

Desorientação em locais conhecidos.

Foto de yu wei na Unsplash

Impala Instagram


RELACIONADOS