DarkBERT, a Inteligência Artificial treinada pela Dark Web

DarkBERT, uma Inteligência Artificial treinada pela Dark Web pode vir a tornar-se numa ferramenta bastante útil para a Polícia.

DarkBERT, a Inteligência Artificial treinada pela Dark Web

As ferramentas de inteligência com capacidade para interpretar dados e aprender com os mesmos sem qualquer interferência, ou supervisão, humana são cada vez mais populares. Este é o caso da DarkBERT, uma Inteligência Artificial treinada pela Dark Web.

Leia depois
ChaosGPT, o irmão mau do ChatGPT criado para destruir a humanidade

E se é verdade que existem muitos benefícios associados ao aparecimento de diversas Inteligências Artificiais, há também quem se aproveite das mesmas pela negativa com, por exemplo, a criação de malwares. O que faz antever a criação de mais ferramentas com finalidades negativas. Mas existe depois o caso da DarkBERT. Que foi criada na Coreia do Sul e que tem por base a arquitetura de Inteligência Artificial RoBERTa, lançada em 2019.

DarkBERT pode ser útil para a Polícia

Os criadores acreditam que o potencial não tinha sido aproveitado e decidiram aprimorar a ferramenta. Os investigadores treinaram o modelo RoBERTa com recurso a um rastreio da Dark Web através da firewall da rede conhecida como Tor. Foram aplicadas técnicas de filtragem de dados e, posteriormente, criado um banco de dados com informações da Dark Web. O que significa que a DarkBERT está preparada para analisar dados de sites e conteúdos da Internet Profunda.

A DarkBERT pode ser bastante útil para os departamentos de cibersegurança da Polícia. Pois consegue penetrar nas camadas profundas da Internet. Que são um dos terrenos onde se movimentam, em grande escala, os comércios ilegais. Além disso, estima-se que a DarkBERT será aprimorada para que seja ainda mais útil em áreas pouco exploradas.

Junte-se a nós no Facebook

Texto: Bruno Seruca
Fotos: Gerd Altmann/Pixabay

Impala Instagram

Mais

RELACIONADOS