Bruxelas dá 125 ME a investigação sobre desastres naturais

O programa Horizonte 2020 vai atribuir uma verba de 125 milhões de euros para investigação na área dos desastres naturais, nomeadamente causas e prevenção dos incêndios em Portugal, disse o comissário europeu Carlos Moedas.

Bruxelas dá 125 ME a investigação sobre desastres naturais

O programa Horizonte 2020 vai atribuir uma verba de 125 milhões de euros para investigação na área dos desastres naturais, nomeadamente causas e prevenção dos incêndios em Portugal, disse hoje o comissário europeu Carlos Moedas.

“Com o que aconteceu em Portugal, houve uma grande vontade de aumentar o valor que vamos apostar nesta área da ciência, que tem a ver com os desastres naturais, e vamos pôr 125 milhões de euros para que os investigadores possam concorrer a estudar o que se passou”, disse aos jornalistas o comissário para a Investigação, Ciência e Inovação.

“Espero que os cientistas portugueses, das universidades, concorram a estes projetos que são importantíssimos para o futuro de Portugal”, disse, salientando a importância de se apostar na prevenção.

Com as alterações climáticas, considerou também, “vamos ter muitos mais desastres naturais e temos que ter capacidade de os resolver”.

Os concursos para financiamento na área da investigação de desastres naturais serão lançados em janeiro e os projetos decorrerão até 2020, acrescentou, indicando que no anterior quadro financeiro, a verba não chegava aos 100 milhões de euros.

A Comissão Europeia apresentou hoje as prioridades de investimento na ciência e inovação para 2018-2020, num total de 30 mil milhões de euros do programa de financiamento da investigação e inovação Horizonte 2020 da União Europeia.

As centenas de incêndios que deflagraram no dia 15 de outubro, o pior dia de fogos do ano, segundo as autoridades, provocaram 45 mortos e cerca de 70 feridos, perto de uma dezena dos quais graves.

Os fogos obrigaram a evacuar localidades, a realojar as populações e a cortar o trânsito em dezenas de estradas, sobretudo nas regiões Norte e Centro. Esta é a segunda situação mais grave de incêndios com mortos em Portugal, depois de Pedrógão Grande, em junho deste ano, em que um fogo alastrou a outros municípios e provocou, segundo a contabilização oficial, 64 mortos e mais de 250 feridos. Registou-se ainda a morte de uma mulher que foi atropelada quando fugia deste fogo.

Outros artigos em destaque

canibal, família, crime
Apresentadora de televisão Beatriz Fernandes encontrada morta após ser raptada com filhos
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa protagoniza momento hilariante em avião (vídeo)
Fátima Lopes faz declaração de amor ao ex-marido
Cristiano Ronaldo e Georgina Rodriguez celebram vitória com beijo amoroso (fotos)
Foi despedir-se da mulher na morgue e apanhou enfermeiro em ato sexual
Menino de quatro anos queimado vivo pela mãe
Menino de quatro anos queimado vivo pela mãe
Nilton Bala agride Isabel Figueira
Nilton Bala expulso depois de agredir Isabel Figueira
53% das mulheres foram vítimas de assédio sexual

Impala Instagram


RELACIONADOS