Quénia realiza hoje eleições presidenciais contestadas pela oposição

O eleitorado queniano é hoje chamado a participar na repetição das eleições presidenciais realizadas no dia 08 de agosto mas anuladas devido às várias irregularidades constatadas, num escrutínio contestado pela oposição que as considera uma “farsa”.

Quénia realiza hoje eleições presidenciais contestadas pela oposição

O eleitorado queniano é hoje chamado a participar na repetição das eleições presidenciais realizadas no passado dia 08 de agosto mas anuladas devido às várias irregularidades constatadas, num escrutínio contestado pela oposição que as considera uma “farsa”.

O líder da oposição queniana, Raila Odinga, tem vindo a reiterar apelos aos seus apoiantes para boicotarem a repetição das eleições, numa altura em que cresce a tensão política e o receio de atos de violência, a que o Presidente cessante, Uhuru Kenyatta, respondeu com o anúncio quarta-feira do destacamento das forças de segurança a nível nacional.

Uhuru Kenyatta disse, numa emissão televisiva, que as eleições são uma oportunidade para os quenianos “mostrarem ao mundo” que estão unidos.

Quarta-feira de manhã, a Comissão Eleitoral garantiu a realização da votação, para a qual estão inscritos mais de 20 milhões de quenianos. O Presidente cessante, Uhuru Kenyatta, vencedor das presidenciais anuladas, já disse que a votação de quinta-feira decorrerá na data prevista, com ou sem Odinga.

Num relatório publicado no passado dia 16 de outubro, conjuntamente pela Amnistia Internacional e a Human Rights Watch, denuncia-se que a polícia queniana matou entre 33 e 50 pessoas e feriu outras centenas nalgumas partes de Nairobi, em resposta aos protestos ocorridos após as eleições de agosto.

Outros artigos em destaque

Última Hora | Morreu português num acidente em França [vídeo]
Morreu português num acidente em França [vídeo]
Menino de quatro anos queimado vivo pela mãe
Menino de quatro anos queimado vivo pela mãe
Tony Carreira apadrinha casamento do melhor amigo
Tony Carreira apadrinha casamento do melhor amigo (galeria de fotos)
6 coisas que você não sabe sobre o pénis explicadas por uma mulher
Posições que vão melhorar a sua vida sexual

Impala Instagram


RELACIONADOS