Porta Solidária em risco de deixar de oferecer refeições aos pobres do Porto

A Porta Solidária, serviço de caridade que funciona na igreja do Marquês, no Porto, lançou hoje um apelo urgente de solidariedade por estar em risco a oferta das mais de 450 refeições diárias aos mais necessitados.

Porta Solidária em risco de deixar de oferecer refeições aos pobres do Porto

“A obra está em risco de não conseguir oferecer as mais de 450 refeições que serve todos os dias”, lê-se no comunicado enviado à Lusa pela organização do projeto.

Criado em 2009 pelo padre Rubens Marques, a obra “acolhe e socorre, em situações de emergência alimentar, a população carenciada da cidade do Porto”, um hábito que pelo aumento das dificuldades “corre perigo de não continuar”.

No comunicado, a obra diz-se surpreendida pela evolução da situação após a pandemia, período “que fez disparar a frequência diária para números nunca antes imaginados de 650 refeições distribuídas por dia”.

Previa-se, contudo, que estes seriam agora “tempos mais favoráveis, com mais emprego e habitação para os residentes na área urbana”.

“No entanto, esse sonho não se confirmou e todos os dias se recebem novos pedidos de ajuda, juntando aos utentes mais habituais, gente recém-chegada à cidade e que se acha em condições de vida alarmantes”, acrescenta-se no comunicado.

Explicando que a Porta Solidária “vive das ofertas generosas dos que partilham o seu pão, sobretudo na época de Natal”, com a chegada de maio, a obra indica que a despensa está já “em grave défice, escasseando os produtos básicos para a confeção diária das refeições”.

O serviço, sublinha, apoia uma população multirracial e multilingue com muitas dificuldades na cidade.

“Temos lojas de marcas de luxo, mas muitos não tem como comprar o mais básico para vestir, temos excelentes propostas gastronómicas, mas muitos, ao final do dia, recorrem à solidariedade para comer a sua primeira refeição, temos boas ofertas culturais, mas muitos têm que pensar no básico para sobreviver e não podem sequer pagar o acesso aos cuidados de saúde”, assinala.

Nestas circunstâncias, a Porta Solidária distribui não só refeições, mas, juntamente com o serviço de atendimento social da Paróquia Senhora da Conceição, estabelece contactos e redes para ajudar a encontrar alojamento, trabalho, acesso a cuidados de saúde e dignidade de vida.

JFO // ROC

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS