Parlamento aprova, com voto contra do PS, repúdio do CDS pela extensão do mandato de Dijsselboem

O parlamento aprovou um voto de repúdio apresentado pelo CDS-PP pela extensão do mandato do presidente do Eurogrupo, que contou com o voto contra do PS e abstenções de PCP, Verdes e do deputado socialista Sérgio Sousa Pinto.

Parlamento aprova, com voto contra do PS, repúdio do CDS pela extensão do mandato de Dijsselboem

O parlamento aprovou hoje um voto de repúdio apresentado pelo CDS-PP pela extensão do mandato do presidente do Eurogrupo, que contou com o voto contra do PS e abstenções de PCP, Verdes e do deputado socialista Sérgio Sousa Pinto.

O voto do CDS-PP salienta que, em março de 2017, a Assembleia da República associou-se à “indignação generalizada” por declarações de Jeroen Dijsselboem sobre o estilo de vida dos povos do sul.

“O senhor primeiro-ministro disse nessa altura que, numa Europa a sério, o senhor Dijsselboem já estava demitido”, afirmou a vice-presidente do CDS-PP Cecília Meireles, que criticou o Governo por, depois, não ter “retirado consequências” e exigido a sua saída do Eurogrupo.

Na mesma linha, o deputado do PSD Duarte Marques acusou o Governo socialista de não honrar em Bruxelas a “palavra dada” em Portugal.

“Quando foi hora de decidir, Portugal baixou a cabeça e votou favoravelmente”, criticou o deputado do PSD.

A ex-secretária de Estado dos Assuntos Europeus e deputada do PS Margarida Marques reiterou que as declarações do presidente do Eurogrupo foram “completamente inaceitáveis e condenáveis”, mas acusou PSD e CDS-PP de hipocrisia por terem “convivido muito bem” com Jeroen Dijsselboem durante quatro anos.

“O presidente do Eurogrupo deixou funções ontem [quinta-feira] de ministro das Finanças da Holanda, até ser substituído há uma única reunião”, afirmou Margarida Marques, considerando o voto de repúdio por uma alegada extensão de mandato de Dijsselboem “um manifesto exagero”.

PCP e BE acusaram igualmente as bancadas do CDS-PP e do PSD de hipocrisia, com o líder parlamentar comunista João Oliveira a criticar os dois partidos por terem deixado o presidente do Eurogrupo “impor aos portugueses” um ataque às suas condições de vida.

O líder parlamentar do BE, Pedro Filipe Soares, sublinhou que, quando estavam no poder, “PSD e CDS calavam e executavam” as políticas do presidente do Eurogrupo e eram os seus “homens e mulheres de mão” em Portugal.

Na resposta, Cecília Meireles devolveu as acusações de hipocrisia às bancadas da esquerda, dizendo que PCP e BE apoiam um Governo que “atualmente diz que não tem importância nenhuma este senhor continuar”.

“Eu digo: nem mais uma reunião, nem mais um dia”, defendeu a democrata-cristã.

Em março de 2017, poucos dias depois do seu partido ter sido derrotado nas eleições gerais holandesas, Jeroen Dijsselbloem declarou ao jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung: “Não se pode gastar o dinheiro todo em copos e mulheres e depois pedir ajuda”, referindo-se aos países do sul da Europa afetados pela crise da dívida pública da Zona Euro.

Outros artigos em destaque

canibal, família, crime
Apresentadora de televisão Beatriz Fernandes encontrada morta após ser raptada com filhos
Marcelo Rebelo de Sousa
Marcelo Rebelo de Sousa protagoniza momento hilariante em avião (vídeo)
Fátima Lopes faz declaração de amor ao ex-marido
Cristiano Ronaldo e Georgina Rodriguez celebram vitória com beijo amoroso (fotos)
Foi despedir-se da mulher na morgue e apanhou enfermeiro em ato sexual
Menino de quatro anos queimado vivo pela mãe
Menino de quatro anos queimado vivo pela mãe
Nilton Bala agride Isabel Figueira
Nilton Bala expulso depois de agredir Isabel Figueira
53% das mulheres foram vítimas de assédio sexual

Impala Instagram


RELACIONADOS