MNE da África do Sul pede voo direto da TAP para Portugal

A ministra dos Negócios Estrangeiros (MNE) da África do Sul, Naledi Pandor, disse hoje em Lisboa que pediu ao seu homólogo português para “interceder junto” da transportadora aérea TAP para “criar uma rota direta para a África do Sul”.

MNE da África do Sul pede voo direto da TAP para Portugal

“Um dos pedidos que fiz ao meu colega João Gomes Cravinho foi para interceder junto da liderança da TAP para criar uma rota direta entre Portugal e a África do Sul, para aumentar o turismo dos dois lados e garantir que o setor do turismo, que foi muito afetado pela pandemia, vai recuperar”, disse Pandor no final de um encontro com o MNE português, em Lisboa.

O encontro entre os dois governantes serviu para “analisar em conjunto as relações bilaterais, que são muito boas, e permitiu identificar várias áreas em que a colaboração e o trabalho conjunto podem ser intensificados, como na economia, nas energias renováveis, na agricultura e nos oceanos”, disse o ministro João Gomes Cravinho.

A ministra sul-africana destacou também a economia azul e a energia como áreas prioritárias, garantindo que “qualquer pessoa ou empresa com soluções energéticas é bem-vinda”, referindo-se implicitamente aos frequentes cortes de energia que afetam a África do Sul e que dificultam o crescimento da economia e a produção industrial.

Questionada sobre mais pormenores relativos à visita do Presidente da República ao seu país, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, Naledi Pandor disse que será “uma grande celebração”, mas escusou-se a dar mais pormenores.

MBA // LFS

By Impala News / Lusa

Impala Instagram


RELACIONADOS