Kiev acusa Moscovo de boicotar acordo para exportação de cereais

O Governo ucraniano acusou hoje Moscovo de impedir o funcionamento da iniciativa de exportação de cereais e outros produtos agrícolas através do Mar Negro.

Kiev acusa Moscovo de boicotar acordo para exportação de cereais

Num comunicado conjunto, os ministros ucranianos dos Negócios Estrangeiros, Dmytro Kuleba, e das Infraestruturas, Oleksandr Kubrakov, denunciaram que o processo de inspeção de navios carregados com produtos ucranianos ao passar pelo Estreito de Bósforo é deliberadamente retardado por representantes russos. “Todos os dias, fazem-se apenas metade das dez inspeções planeadas”, afirmaram os dois ministros ucranianos.

Para ler depois
Presidente da República atribui Ordem da Liberdade a Volodymyr Zelensky
O Presidente português, Marcelo Rebelo de Sousa, vai condecorar o seu homólogo ucraniano, Volodymyr Zelensky, com o Grande-Colar da Ordem da Liberdade, anunciou hoje o Palácio de Belém (… continue a ler aqui)

Como resultado, cerca de 140 embarcações estão na fila para a inspeção, a grande maioria delas há mais de um mês, prosseguiram Kuleba e Kubrakov, enfatizando que “a segurança alimentar dos países que dependem das exportações de produtos agrícolas ucranianos está ameaçada”. A declaração destacou ainda que, ao interferir na operação do ‘corredor de cereais’, a Rússia está a aproveitar a situação para expandir as suas operações comerciais no Mar Negro, razão pela qual, denunciaram, o volume de tráfego de carga russo superou em 2022 os níveis de 2021.

Ao mesmo tempo, prosseguiram, os navios comerciais russos não são inspecionados no Bósforo, o que lhes permite transportar material militar destinado à guerra na Ucrânia. Por todas essas razões, o Governo ucraniano instou as Nações Unidas e a Turquia, como fiadores da iniciativa do ‘corredor dos cereais’, a exigir que Moscovo pare de dificultar as operações ucranianas, que desbloqueie o transporte comercial dos portos ucranianos e ponha fim à tentativa de “armazenar alimentos “.

Domingo, o Kremlin rejeitou prolongar novamente o pacto para a exportação de cereais, que expira em março, caso não sejam levantadas as sanções que pesam sobre o comércio de produtos agrícolas russo. “Sem resultados tangíveis no cumprimento do memorando Rússia/ONU, a conceção do pacote de acordos de Istambul e a própria prorrogação do documento ucraniano não são convenientes”, disse Sergei Vershinin, vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo.

Impala Instagram


RELACIONADOS