Costa reúne-se com primeiro-ministro ucraniano na quarta-feira por videoconferência

António Costa vai reunir-se com o seu homólogo ucraniano, Denys Shmygal, tendo as conversações como temas centrais as relações bilaterais e a guerra provocada pela invasão russa da Ucrânia.

Costa reúne-se com primeiro-ministro ucraniano na quarta-feira por videoconferência

O primeiro-ministro, António Costa, vai reunir-se com o primeiro-ministro ucraniano, Denys Shmygal, na quarta-feira, por videoconferência, tendo as conversações como temas centrais as relações bilaterais e a guerra provocada pela invasão russa da Ucrânia. Segundo um comunicado divulgado pelo gabinete de António Costa, a reunião entre os dois primeiros-ministros decorrerá às 11:30 horas de Portugal continental.

Para ler depois
UEFA não admite candidatura da Rússia aos Europeus de 2028 e 2032
UEFA recusou hoje a candidatura da Rússia à organização do Euro2028 ou do Euro2032 de futebol, devido à invasão militar da Ucrânia pelos russos (… continue a ler aqui)

De acordo com a mesma nota, na quinta-feira, o primeiro-ministro português participará, também por meios digitais, na Conferência Internacional de Doadores de Alto Nível para a Ucrânia, que terá lugar em Varsóvia. “A iniciativa é coordenada pelos primeiros-ministros da Polónia e da Suécia, em parceria com os presidentes do Conselho Europeu e da Comissão Europeia”, refere-se.

No comunicado, adianta-se que a Conferência Internacional de Doadores “tem como objetivo angariar fundos para resposta à gravíssima situação humanitária, para o apoio aos refugiados e deslocados da guerra na Ucrânia e para responder aos apelos das Nações Unidas, Cruz Vermelha Internacional e outras organizações humanitárias que atuam no terreno”. “A ONU estima que mais de 15 milhões de pessoas precisem de ajuda humanitária urgente, incluindo alimentos, assistência médica, proteção e abrigo”, acrescenta-se na nota do gabinete do primeiro-ministro.

Impala Instagram


RELACIONADOS