Carlos III e Camila coroados como reis do Reino Unido

Carlos III e Camila foram hoje coroados como rei e rainha do Reino Unido numa cerimónia na Abadia de Westminster, em Londres, que seguiu rituais ancestrais, durante a qual jurou defender a lei e a igreja.

Carlos III e Camila coroados como reis do Reino Unido

O arcebispo de Canterbury colocou, às 12:03, na cabeça do rei Carlos III a coroa de Santo Eduardo, a mais importante joia real britânica, de ouro maciço, incrustada com rubis, ametistas e safiras, e que é tradicionalmente usada nas coroações dos reis desde 1661. Antes, perante o arcebispo de Canterbury, Carlos III tinha jurado honrar e defender a lei e a igreja Anglicana durante o seu reinado, e comprometeu-se a respeitar todas as fés e de todos os povos que compõe o Reino unido e a Commonwealth. Minutos depois, foi a vez de Camila receber a coroa da rainha Mary.

Ler depois
Coroação de Carlos III: Pénis gigante desenhado no relvado da festa

Assistiram à cerimónia na Abadia de Westminster cerca de dois mil convidados, entre os quais os príncipes de Gales, William e ‘Kate’ Middleton, que são agora os herdeiros da coroa. Carlos III herdou o trono de sua mãe, Isabel II, falecida em 08 de setembro de 2022.

Seis ativistas antimonarquia detidos em Londres antes da coroação

A polícia deteve “seis dos nossos organizadores e apreendeu centenas de cartazes” com o slogan “Not my King” (“Não o meu rei”), disse à agência AFP um porta-voz do grupo “Republic”. Centenas de apoiantes do grupo, que pretende substituir a monarquia britânica por uma república, com um chefe de Estado eleito, reuniram-se em Trafalgar Square, no percurso da procissão para a coroação de Carlos III. Graham Smith estava a distribuir faixas aos manifestantes na Trafalgar Square quando foi detido pela polícia, segundo o jornal The Guardian.

Impala Instagram


RELACIONADOS