Autárquicas: Líder do PAN espera “dia histórico”

A porta-voz do PAN estimou que o partido vai ter um “dia histórico” nestas eleições autárquicas, com a eleição do seu primeiro vereador, e sublinhou a importância das decisões do poder local na vida dos portugueses.

Autárquicas: Líder do PAN espera

Paula Inês Alves de Sousa Real foi o nome chamado às 11:26 na secção de voto n.º 50 da Escola Básica do 2.º e 3.º ciclos de Telheiras, na freguesia do Lumiar, em Lisboa. “Estamos muito confiantes. Achamos que hoje vai ser um dia histórico para o PAN e que vamos, finalmente, ter a oportunidade de ter uma vereação e de pôr em prática aquilo que tem sido o ideário do PAN. […] Hoje será uma viragem para a vida autárquica do partido”, afirmou aos jornalistas, pouco depois de exercer o seu direito de voto.

A líder do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) disse esperar que este ano se consiga combater a abstenção “de forma mais considerável”, apelando para que as pessoas votem ao longo do dia, tendo em conta a “importância do poder local e as decisões que isso implica” na vida dos portugueses, por exemplo ao nível dos “transportes públicos, das escolas ou da habitação”.

“Independentemente do partido político, saiam à rua e votem porque foi uma conquista muito importante para a nossa democracia e é um dever de todas e de todos combatermos a abstenção”, acrescentou Inês de Sousa Real, sublinhando que “há condições para votar em segurança”, mesmo tendo em conta a pandemia de covid-19, “que tem condicionado os atos eleitorais, como as eleições presidenciais”.

PAN candidato a 43 municípios

Estas são as primeiras eleições de Inês de Sousa Real como líder do partido, depois de ter substituído André Silva como porta-voz do PAN, em junho deste ano. Questionada sobre como vai passar o dia, a líder do PAN referiu que vai aproveitar para estar com a família, porque passou os últimos dias na estrada em campanha, e depois acompanhar as estruturas do partido. “É a primeira vez enquanto porta-voz, pelo que para mim é fundamental acompanhar as nossas e os nossos candidatos, as nossas estruturas, porque hoje é o dia deles e também de todos os nossos concidadãos”, acrescentou.

Segundo informação divulgada pelo partido em 10 de setembro, o PAN candidata-se a 43 municípios, 44 assembleias municipais e 69 juntas de freguesia. O PAN integra também três coligações: Em Aveiro (com o PS), Cascais (com PS e Livre) e Funchal (com PS, BE, MPT e PDR). A porta-voz do partido tinha traçado como meta para as autárquicas a eleição, pela primeira vez, de vereadores em executivos municipais, incluindo em Lisboa e no Porto, candidaturas lideradas por Manuela Gonzaga e Bebiana Cunha (a líder do grupo parlamentar), respetivamente.

 

Impala Instagram


RELACIONADOS