O antigo presidente da Tunísia, Zine El–Abidine, morreu no exílio, na Arábia Saudita, avançam os jornais internacionais. A notícia foi confirmada pelo advogado do antigo ditador ao site Euronews.
LEIA DEPOIS
Morreu o massagista que acusava Kevin Spacey de agressão sexual
Nasceu em 1936 e foi Chefe de Estado entre 1987 e 2011. Após ter sido primeiro-ministro durante uns meses, assumiu a presidência na sequência de um golpe contra o então ocupante do cargo, Habib Bourguiba. Desde a revolução, Ben Ali vivia exilado na Arábia Saudita, acusado pelo estado tunisino de branqueamento de capitais e narcotráfico.
O ex-ditador foi condenado à revelia a 35 anos de prisão, assim como a mulher, Leila. Em seguida, num tribunal militar, Ben Ali foi condenado a prisão perpétua por incentivar à violência e assassínio.
Ex-presidente derrubado pela Primavera Árabe
O reinado de Ben Ali chegou ao fim após um mês de manifestações populares, suscitadas pelo suicídio por automutilação de um vendedor ambulante, que era frequentemente assediado pela polícia. A Tunísia foi o único país da chamada Primavera Árabe a tornar-se um regime democrático.
Primavera Árabe foi uma onda revolucionária de manifestações e protestos que ocorreram no Médio Oriente e no Norte de África a partir de dezembro de 2010. Existiram revoluções na Tunísia e no Egito e uma guerra civil na Líbia e na Síria. As manifestações chegaram também a outras cidades.
LEIA MAIS
Previsão do tempo para sexta-feira, 20 de setembro
Siga a Impala no Instagram