Há um plano de desconfinamento falso a circular nas redes sociais

Circula nas redes sociais, esta quinta-feira, um documento falso que apresenta o logótipo do Governo e tabelas que remetem para um plano de desconfinamento que, alegadamente, se iniciaria a 15 de março.

Há um plano de desconfinamento falso a circular nas redes sociais

Circula nas redes sociais, esta quinta-feira, um documento falso que apresenta o logótipo do Governo e tabelas que remetem para um plano de desconfinamento que, alegadamente, se iniciaria a 15 de março. No entanto, o Executivo de António Costa já veio desmentir a sua veracidade, através de comunicado.

“Encontra-se a circular um documento falso que apresenta um suposto plano de desconfinamento, imputado ao Governo, o qual consiste numa adulteração abusiva da tabela de desconfinamento divulgada em abril do ano passado”, pode ler-se na nota.

O plano falso não tem base em qualquer trabalho do Governo e as informações que nele constam são falsas. Assim, pela “desinformação e falsas expectativas” que pode geral, a sua “falsificação será objeto de comunicação ao Ministério Público”, refere o comunicado.

No documento constam regras gerais para os meses de março, abril e maio, bem como regras mais detalhadas par trabalho, serviços públicos, comércio e restauração, transportes, cultura, desporto, escolas e equipamentos sociais. O falso plano tem o logotipo da República Portuguesa e a assinatura do site criado pelo Governo para a resposta à pandemia: “Não Paramos. Estamos ON”.

Recorde-se que o Parlamento vota esta tarde a renovação do estado de emergência até 16 de março. No texto que acompanha o diploma, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, defende que “o futuro desconfinamento deve ser planeado por fases, com base nas recomendações dos peritos e em dados objetivos, como a matriz de risco, com mais testes e mais rastreio, para ser bem-sucedido”.

LEIA AGORA
«Não haverá regresso à normalidade tal e qual a vivíamos», avisa ministra da Saúde
«Não haverá regresso à normalidade tal e qual a vivíamos», avisa ministra da Saúde
«A doença não está ultrapassada», teremos de «manter o distanciamento social», «usar máscara social nos espaços fechados» e manter o mais possível a «higienização das mãos». (… continue a ler aqui)

Impala Instagram


RELACIONADOS